Nova linha de produtos para gestantes desembarca no Brasil
5 de julho de 2017
Mitos e verdades sobre os nódulos e o câncer de tireoide
7 de julho de 2017

Em geral, a recomendação dos ginecologistas, endocrinologistas nutricionistas é que as grávidas engordem apenas 1 kg por mês, não ultrapassando 11 kg a 12 kg. Entretanto, vou dizer que está difícil controlar o apetite no inverno. E isso não acontece só comigo porque estou grávida! Nessa estação, a temperatura do corpo diminui e para se aquecer, gastamos mais energia, o que aumenta o apetite e, consequentemente, a vontade de consumir comidas e bebidas mais calóricas!

A minha endocrinologista Dra. Paula Pires, da Clínica Essenza, sugere que as pessoas não façam “estoque” de alimentos gordurosos em casa durante essa estação.

– É muita tentação, então, é importante não deixar muitos doces à vista. Outra dica importante é praticar atividade física mesmo no frio, já que os exercícios são importantes não somente para queimar calorias, mas também para manter o nível de serotonina adequado nesta época do ano.

Leia também: Conheça 11 alimentos que podem causar gases

Na hora que bater aquela fome, a dica da endocrinologista Carolina Mantelli, especialista em metabologia, é escolher alimentos que dão mais saciedade e ao mesmo tempo conseguem suprir as necessidades do organismo.

– Aposte nos alimentos quentes com baixas calorias, como chás, sopas e caldos.

Outro ponto importante é manter a hidratação do corpo em dia, pois, com a produção de calor, o corpo exige mais água. A recomendação é ingerir 1,5 litro de água, no mínimo. Por falar em bebida, Carolina alerta que um dos vilões do inverno é o álcool.

– No frio, as pessoas tendem a beber mais, o que pode representar um consumo exagerado de calorias e, como consequência, o aumento de peso.

A dica é ter moderação e lembrar que cada grama de álcool fornece 7 calorias ao nosso organismo.
Para manter a saúde em dia e não transformar seu inverno em período de “engorda”, é preciso bom senso e equilíbrio.
Confira abaixo algumas dicas importantes das especialistas!

1 – Invista nas frutas oleaginosas, pois elas contêm ômega-3, controlam as taxas de colesterol no sangue, beneficiam a memória e a concentração. Ideais para petisco.

2 – A canela aumenta a temperatura do corpo, ajuda na digestão e fortalece o sistema imunológico.

3 – Que tal um chá de gengibre? O alimento auxilia na queima a gordura por ser termogênico, ajuda na circulação do sangue e dá aquela sensação de conforto térmico, além de ser anti-inflamatório. Um bom chá de gengibre com cravo e canela esquenta rapidinho.

4 – Coloque um pouco de pimenta na comida, pois ela tem efeito termogênico e ainda ajuda a controlar o apetite.

5 – Entre as refeições, tente comer algum petisco rico em fibras e proteínas, como uma fatia de queijo branco no pão integral. Petiscos saudáveis entre as refeições ajudam o corpo a manter-se aquecido.

6 – Se a compulsão for por carboidratos, a dica é tentar colocar sempre uma proteína “junto”, pois essa combinação vai melhorar a saciedade.

Compartilhe comigo as suas dicas para driblar a fome no inverno!!!

Crédito de foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *