Você acha que fantasia sexual aumenta a libido?
2 de março de 2017
Pesquisa: Qual é a dor que mais te incomoda?
7 de março de 2017

Há pouco tempo comecei a usar suplemento alimentar proteico após a prática de atividade física, conforme orientação da minha endocrinologista Paula Pires. Quem me acompanha nas redes sociais, já viu que eu só uso o produto quando volto da academia. Antes da consulta médica, devo admitir que sempre associei o uso deste tipo de produto aos atletas e a turma da malhação pesada. Mas, a verdade é que o uso de suplementação não está mais restrito aos frequentadores assíduos de academias, mas também a adultos, idosos e qualquer pessoa preocupada com qualidade de vida, prevenção e manutenção da saúde muscular, garante a nutricionista Myrian Najas, professora da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Além de se exercitar menos, na terceira idade, por exemplo, as pessoas tendem a consumir menos proteínas, o que faz com que elas percam massa e força muscular. Seguida dessa fragilidade muscular, vem a perda da independência e as possíveis hospitalizações.

A suplementação alimentar, quando ministrada de maneira adequada, com orientação médica ou nutricional, pode ajudar em vários aspectos. No meu caso, por exemplo, o objetivo é auxiliar na formação de músculos, contribuindo para a perda de massa gorda e aumento de massa magra.

Leia também: Você já ouviu falar de assinatura de sorvete saudável?

Por outro lado, em idosos o uso de suplemento pode ajudar na prevenção e cura de doenças, como a sarcopenia – perda de funcionalidade dos músculos, força e massa muscular.

Mais fibras no prato, menos peso na balança

Confira abaixo 5 mitos e verdades sobre suplementação, de acordo com a nutricionista Myrian.

1 – Tomar suplemento engorda? 

MITO. Quando consumido na quantidade correta, acompanhado de uma alimentação balanceada, com orientação médica ou nutricional e associado à prática de exercícios físicos, a suplementação é muito bem-vinda na prevenção da perda de peso e construção de massa muscular.

2 – Só quem faz atividade física pode tomar suplemento alimentar?

VERDADE. Fazer uso de suplementação alimentar e não praticar atividade física não é efetivo, pois a quantidade superior de proteínas ingeridas com o uso do suplemento não será impulsionada para ser transformada em músculo e será eliminada pelo organismo.

3 – Suplemento alimentar faz mal para o rim? 

MITO. A não ser para aqueles indivíduos que possuem alguma doença renal crônica e por isso apresentam dificuldade para filtrar grandes quantidades de proteínas, a associação do suplemento alimentar à pratica de exercícios, sobretudo para indivíduos adultos, auxilia na prevenção e cura da sarcopenia.

4 – Suplemento alimentar não tem contraindicação?

VERDADE. Qualquer pessoa adulta e saudável que esteja interessada em investir em qualidade de vida, recuperação ou ganho de massa muscular pode fazer uso de suplementação. Entretanto, indivíduos acometidos por algumas doenças hepáticas, gastrointestinais ou renais graves necessitam de orientação médica e nutricional antes de iniciar qualquer tratamento de suplementação.

5 – Suplemento alimentar pode substituir uma refeição?

MITO. A suplementação não substitui a dieta alimentar regular. Deve-se aliar o consumo do suplemento à um cardápio balanceado e à pratica de exercícios, para que assim, seja melhor aproveitado.

Crédito de foto: FreeImages

4 Comentários

  1. Cleber disse:

    Caraca velho esse tal de Hyperbory é muito foda, melhor suplemento que ja usei até hoje, 100% Natural e sem nenhum efeito colateral, muito bom mesmo, eu recomendo para quem quer ganhar uma massa muscular rasgada e de imediato, se quiser saber mais entra no site do suplemento ai, é so clicar no meu nome!

    Fui abraço Marombas!

  2. janete disse:

    muito bom o seu artigo

  3. Bacana o ponto de vista e informações de muito bom conhecimento nesse assunto mesmo. Procuro sempre sites que possam me ajudar com boas matérias e aqui me encontrei muito satisfeita. Gratidão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *