5 dicas para o sono seguro do seu bebê
17 de março de 2017
Qual é a diferença entre chá e infusão de ervas?
21 de março de 2017

Gente, no começo do mês de março, o Ministério da Saúde anunciou a ampliação do público-alvo de seis vacinas oferecidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A partir de agora, a faixa etária será expandida para quem vai receber as doses de tríplice viral, tetra viral, dTpa adulto, HPV, meningocócica C e hepatite A.

Se você ainda não tinha visto esta notícia na grande imprensa, pode ficar por dentro do assunto agora. Para facilitar nosso entendimento, a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) enfatizou as principais mudanças. Confira!

Saiba mais sobre os sintomas, tratamento e prevenção da febre amarela

 

Hepatite A

A vacina, que antes era oferecida até os 2 anos, passa a ser disponibilizada para crianças  de até 5 anos de idade.

 

Tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela)

Agora ela passa a ser administrada em crianças de 15 meses até 4 anos de idade. Antes, a imunização era administrada na faixa etária de 15 meses a menor de dois anos de idade. O PNI (Programa Nacional de Imunizações) recomenda a vacinação das crianças com a tríplice viral (sarampo, Caxumba e rubéola) aos 12 meses de idade (primeira dose) e aos 15 meses com a tetra viral (segunda dose com a varicela).

 

HPV

A vacina também será ofertada para meninos de 12 e 13 anos. Desde 2014, a vacina é oferecida para meninas entre 9 e 13 anos, mas agora vai incluir também meninas de 14 anos. Além disso, a vacina também será oferecida para homens vivendo com HIV e Aids, entre 9 e 26 anos de idade, e para imunodeprimidos, como transplantados e pacientes oncológicos.

 

Meningocócica C

A vacina passa a ser disponibilizada para adolescentes de 12 a 13 anos.

 

dTpa adulto

A vacina que combina difteria, tétano e coqueluche passa a ser recomendada para as gestantes a partir da 20ª semana de gestação. As mulheres que perderam a oportunidade de serem vacinadas durante a gestação devem receber uma dose de dTpa no pós-parto.

Veja as 7 vacinas mais importantes para os adultos

 

Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)

Outra alteração é a introdução da segunda dose dessa vacina para a população de 20 a 29 anos de idade. Anteriormente, a segunda dose era administrada até os 19 anos de idade. Desse modo, duas doses contra sarampo, caxumba e rubéola passam a ser disponibilizadas para pessoas de 12 meses até 29 anos de idade. Para os adultos de 30 a 49 anos, continua a indicação de apenas uma dose de tríplice viral.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *