Farmacêuticas oferecem exames gratuitos para detectar câncer de pulmão
1 de novembro de 2017
O que você precisa saber sobre a maternidade antes de dar á luz?
8 de novembro de 2017

Há pouco tempo, a Nestlé me convidou para um almoço muito especial de comemoração ao relançamento da Revista BIO, uma publicação destinada aos nutricionistas de todo Brasil e com distribuição gratuita apenas para esses profissionais.

Na ocasião, a empresa também divulgou alguns dados obtidos por meio de uma pesquisa que ouviu 1.500 brasileiros e tinha como objetivo mapear nosso comportamento alimentar. Entre os números apresentados, alguns me chamaram a atenção e vou comentá-los a seguir.

Depoimento: “Perdi 10 kg em menos de um ano”, conta o jornalista Marcelo Tas

Em busca de emagrecimento rápido, quem nunca resolveu eliminar alguns alimentos do cardápio por conta própria? Cerca de 20% dos entrevistados assumiram que fazem restrição parcial ou total do glúten, sendo que 30% desse grupo resolveu cortar o ingrediente da dieta com o objetivo de perder peso. Será mesmo que apenas o glúten é capaz de fazer esse milagre?

Tapioca é rica em carboidratos. Cuidado com a dieta

Em relação à lactose, acontece o mesmo fenômeno. Dos 28% que responderam restringir parcial ou totalmente o alimento, 79% NUNCA fizeram teste de intolerância à lactose. Sobre os alimentos “queridinhos” das dietas de emagrecimento, a pesquisa revelou batata-doce (61%), chia (28%) e óleo de coco (24%).

Leia também: Com 40 anos, Ticiane Pinheiro mantém o corpão com arroz e feijão

Para a nutricionista Bianca Naves, atualmente consultora de nutrição do programa Hoje em Dia, da Rede Record, o primeiro passo para o sucesso do emagrecimento é não ter culpa.

– Perder peso de forma rápida não é duradouro. Nenhuma dieta restritiva funciona em longo prazo, por isso sempre digo aos meus pacientes que em uma vida equilibrada pode tudo sem culpa.

Bianca também enfatizou que em dietas muito restritivas, 95% dos pacientes voltam a ganhar peso em pouco tempo.

– A perda efetiva de peso exige um cardápio alimentar balanceado, nutritivo e, claro, prazeroso. Por isso, sempre falo que dieta certa tem que ser individual e adaptada ao paladar de cada paciente.

Eu acompanho o trabalho da Bianca desde que trabalhamos juntas no quadro Além do Peso, também da Rede Record, e concordo em gênero, número e grau que nenhuma dieta da moda funciona em longo prazo. O segredo é comer de tudo com equilíbrio, ler os rótulos, fazer escolhas certas, praticar atividade física regularmente e se informar antes de acreditar em milagres. Quem concorda com a gente?

Crédito de foto (sanduíche): FreeImages

1 Comentário

  1. Excelente post, aproveita também e visita o meu..tenho bastante conteúdo e sei que vai agregar bastante. A principio já me registrei aqui pra continuar recebendo seus conteúdos, está de Parabéns! Gratidão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *