Febre amarela: saiba tudo sobre transmissão, sintomas e prevenção
30 de outubro de 2017
“Dietas da moda não funcionam em longo prazo”, garante nutricionista
6 de novembro de 2017

Na semana passada, tive o prazer de participar de vários debates com foco na saúde, qualidade de vida e bem-estar. Em um deles, ganhei uma aula do oncologista clínico Marcelo Cruz, da Northwestern University, em Chicago, sobre câncer de pulmão, o tipo de tumor mais comum no mundo.

Se assim como eu, você também acha que o tabagismo é o único e principal causador da doença, saiba que o médico citou outros fatores de risco tão prejudiciais quanto o cigarro. Entre eles, exposição à determinados agentes químicos, como poluição ambiental, poluição de queimadas, fumaça do fogão à lenha e fatores genéticos.

– O câncer de pulmão está crescendo, inclusive, entre a população jovem de fumantes passivos.

Leia também: 10 motivos para você largar o cigarro

No Brasil, o câncer de pulmão é a principal causa de morte entre homens e a segunda entre as mulheres. O oncologista também comentou que entre os sintomas da doença estão tosse, falta de ar, dor ao respirar, chiado no pulmão e presença de sangue ao tossir.

– Em média, pacientes da saúde suplementar demoram de dois a três meses para confirmar a doença, enquanto na rede público o tempo para detectar de fato a doença pode chegar a 12 meses.

Diante deste cenário, três farmacêuticas (Astrazeneca, Bristol-Myers Squibb e Pfizer) se uniram com o objetivo de facilitar e acelerar, de 60 para 17 dias úteis, o diagnóstico preciso do câncer de pulmão. Chamado de Inspire, o novo projeto oferece gratuitamente a realização de exames moleculares para a detecção de três subtipos do câncer de pulmão (mutação EGFR, translocação ALK e expressão de PD-L), a partir de uma única amostra do tumor.

– O tempo é um fator muito importante devido a velocidade da progressão da doença, especialmente em fases mais avançadas. Além disso, identificar a correta mutação do câncer ajuda a direcionar o tratamento e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Mas, como funciona? É simples! Basta o próprio médico fazer o cadastro na plataforma de cada uma das farmacêuticas e solicitar o teste para o paciente. Com o resultado em mãos, o médico vai prescrever e orientar o melhor tratamento. Lembrando novamente que o custo dos exames para pacientes, governo e prestadoras de saúde é ZERO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *