Veja 9 doenças que se manifestam pela boca
14 de agosto de 2017
10 mitos sobre turbinar o bumbum com silicone
18 de agosto de 2017

Gente, estou fazendo muuuuito xixi ultimamente. Acho que juntou o crescimento da barriga (e, consequentemente, a compressão da bexiga) com as baixas temperaturas e aí o resultado é ir ao banheiro várias vezes ao dia. O post de hoje não é para falar sobre a minha gravidez, mas explicar tintim por tintim sobre a relação do frio com o aumento da vontade de fazer xixi. Você também observou que vai ao banheiro com mais frequência no inverno?

No frio, nosso corpo elimina menos líquido pelo suor e pela respiração, a contração dos vasos sanguíneos aumenta e a ingestão de alimentos também cresce, com intuito de elevar a produção de energia para conseguirmos manter a temperatura corporal. Neste contexto, o funcionamento do sistema urinário também sofre alterações, explica a uroginecologista Aline Teixeira Bueno Muniz, integrante voluntária da Associação Brasileira Pela Continência B. C. Stuart.

– Para compensar essas mudanças no organismo, há o aumento da produção de urina pelos rins. Como a capacidade da nossa bexiga de armazenar a urina é praticamente a mesma, então, temos que ir mais vezes ao banheiro para esvaziá-la. 

Leia também: Crianças que fazem xixi na cama têm pais que apresentaram o mesmo problema na infância

A médica acrescenta que a menor ingestão de líquido nas temperaturas mais baixas e a produção de energia e de seus metabólitos (produtos da degradação dos alimentos que são tóxicos ao organismo) fazem com que o organismo reduza a produção do ADH (hormônio antidiurético) para aumentar a produção de urina, por onde eliminamos grande parte das toxinas produzidas durante o metabolismo.

Por isso, a hidratação de crianças e idosos merece especial atenção nesta época do ano. A menor ingestão de líquidos também pode propiciar o desenvolvimento de um número maior de infecções. Da mesma forma, a diminuição dos fatores de resistência do organismo e aumento da necessidade de uso de fraldas e /ou protetores higiênicos nesta época mais fria do ano, por estas populações, aumenta o risco de infecções urinárias e de lesões na pele.

Veja: 9 mitos e verdades sobre a infecção urinária

Sobre a maior ingestão de bebidas quentes no inverno, Aline esclarece que não há efeito negativo no sistema urinário.

– A ingestão de líquidos, independentemente se quentes ou frios, tem impacto na maior produção de urina pelo sistema urinário, apenas.

Uma das principais orientações para manter a saúde do sistema urinário em dia é ingerir a quantidade adequada de líquidos (no mínimo 1,5 litro ao dia) e não demorar muito tempo para esvaziarmos a  bexiga, assim diminuímos o risco de infecções urinárias e a perda involuntária de urina.

Crédito de foto: FreeImages

2 Comentários

  1. Muito linda essas resposta.

  2. Gostei da resposta, parabéns doutora,foi bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *