Quantas vezes por ano você vai ao dentista? Em geral, eu faço uma limpeza a cada seis meses! Mas, você sabia que as visitas periódicas ao dentista não servem apenas para identificar problemas bucais, como cárie e tártaro? Nem todo mundo sabe, mas doenças graves em outras partes do corpo também podem ser detectadas por esses profissionais, alerta o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP).
Veja 9 doenças que podem ser diagnosticadas por sintomas bucais!
- Sífilis – Um dos primeiros sintomas da doença aparece na boca, por meio de feridas abertas que demoram a cicatrizar. A forma secundária da doença pode apresentar placas vermelhas e úlceras.
- Leucemia – Esse tipo de câncer sanguíneo, na maioria dos casos, aparece com o aumento da gengiva generalizado e sangramentos espontâneos que não eram notados anteriormente.
- Anemia – A manifestação bucal se dá por meio da língua que passa a ficar mais lisa, além de ficar com aspecto “careca”, ou seja, menos áspera e brilhante.
- Bulimia – Ao provocar o vômito intencionalmente, o bulímico acaba trazendo para a boca o ácido clorídrico, que causa a destruição dos tecidos dentários e machuca a mucosa.
- HPV– O mesmo subtipo de HPV causador do câncer no colo do útero pode aparecer na boca, se manifestando por meio de uma ou diversas verrugas. O quadro merece atenção, pois pode evoluir para um câncer (HPV de alto risco).
- Doenças autoimunes – Lúpus Eritematoso Sistêmico, pênfigo vulgar e penfigóide benignos das membranas mucosas também se manifestam na boca por meio de lesões ulcerativas, feridas abertas que doem e incomodam.
- Diabetes – Neste caso, a manifestação oral não se dá por meio de lesões, mas sim pelo hálito cetônico, odor característico da doença que se assemelha ao cheiro de frutas envelhecidas. Além disso, a gengivite também é comum.
- Cirrose hepática – Palidez das mucosas bucais, as vezes com tonalidade amarelada ou esverdeada.
- AIDS – É comum que a primeira manifestação da doença ocorra na boca, pois patologias causadas por bactérias, fungos ou vírus, atacam o sistema imunológico do paciente. Gengiva inflamada, candidíase (placas brancas que podem ser removidas com a raspagem), placas ou linhas verticais brancas na região lateral da língua e feridas (aftas maiores) nas mucosas internas, como língua, gengiva, amígdalas e lábios, são os alguns dos sintomas.
Leia também: 10 mitos e verdades sobre o clareamento bucal
Polêmica: Argila ou cúrcuma previnem o aparecimento de cárie?
Crédito de foto: FreeImages
3 Comentários
Nossa adorei o seu artigo, estou sofrenco com problemas de verrugas e está procurando exatamente o que acabeid e ler. Tenho algumas amigas que estão com o mesmo problema e já vou compartilhar seu artigo com elas. Obrigada.
Que bom! Informação de qualidade tem que ser compartilhada mesmo. 🙂 Obrigada pela mensagem e continue me acompanhando, inclusive pelas redes sociais.
muito top seu artigo valeu pelas dica super recomendo fonte abraço