7 mitos e verdades do câncer de mama
21 de outubro de 2016
É (quase) impossível emagrecer sem remédio
26 de outubro de 2016

Nesta terça-feira (25), é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal, por isso resolvi falar sobre mau hálito, um problema que atinge 30% dos brasileiros e cerca de 50% da população mundial, de acordo com a ABH (Associação Brasileira de Halitose). Apesar de ser um problema comum, o popularmente conhecido bafo-de-onça, deixa muita gente constrangida. Mas, calma! Bafo tem solução e não é recorrer ao chiclete ou bala de menta, ok?

Se você sempre achou que o estômago é o culpado pelo mau cheiro na boca, saiba que estava enganado. Os distúrbios gastrointestinais ocupam um dos últimos lugares no ranking das cerca de 60 causas da halitose. Em 90% dos casos, o problema é de origem bucal, sendo a saburra lingual a principal causa do odor desagradável. Outros fatores bucais também podem contribuir com o mau cheiro, entre eles, gengivite, periodontite e até cárie.

Além disso, o bafo também pode ser resultado de jejum prolongado, tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, envelhecimento, regime de restrição alimentar, uso de antidepressivos e até longos papos — situações que diminuem a produção de saliva, considerada o detergente natural da boca.

Leia também: Odontofobia: trauma da infância à vida adulta

Mas, o que fazer para acabar com este problemão? O primeiro passo é realizar uma escovação adequada (inclusive da língua) diariamente, passar fio dental e usar enxaguatório bucal, de preferência sem álcool, para quem quiser um hálito refrescante. Lembrando sempre que o antisséptico não substitui a escova de dente, ok?

Além disso, é importante visitar o dentista a cada seis meses, não apenas quando você está com uma dor de dente insuportável. Minha melhor amiga é dentista e não me deixa escapar das consultas de rotina, né dra. Ludmila Koch?

Como eu sempre digo, é melhor prevenir do que ter que tratar depois, certo?

Crédito de foto: FreeImages

 

5 Comentários

  1. Eu tive problemas com mau hálito, mas no meu caso era problema com diabetes.

  2. Pricila Souza disse:

    Muito bom seu artigo,gostei de mais. Parabéns!

  3. César Carlos disse:

    Muito bom seu artigo,gostei de mais. Parabéns!

  4. Vera Silva disse:

    Caramba!Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *