Minhas impressões durante visita à maternidade São Luiz
24 de novembro de 2017
Dezembro Laranja: é hora de falar sobre câncer de pele
4 de dezembro de 2017

Se me perguntassem se eu gosto de menstruar, com certeza a resposta seria “não”. Aliás, estou amando estar grávida, entre outros motivos, por não ter que me preocupar com o fluxo de sangue mensal. Em evento organizado pela indústria farmacêutica Bayer, em São Paulo, a atriz e apresentadora Fernanda Souza revelou que “menstruação não me remete bons momentos”.

– Fiquei menstruada aos 13 anos e sentia muita vergonha, insegurança e cólica. A dor era tão intensa a ponto de atrapalhar o meu trabalho e me levar ao hospital. Por isso, comecei a usar pílula enquanto ainda era virgem.

Para a cantora Karol Conka (em foto logo acima), a menstruação também é um momento dispensável todo mês. Além de ter de lidar com a terrível TPM (Tensão Pré-Menstrual) e choro fácil e por tudo neste período, ela contou que não é regulada e, por conta disso, já passou por alguns apuros.

– A minha menstruação vem quando ela quer. Além de já ter manchado a cadeira, uma vez fui fazer um show e tinha um look super cavado. Só que fiquei menstruada dois dias antes do esperado e tive que amarrar uma blusa na cintura. Fiz o show com um look nada a ver.

Leia também: Campanha #VamosDecidirJuntos quebra mitos do uso de contraceptivos

Uma pesquisa do Datafolha, realizada pela Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), em parceria com a Bayer, entrevistou 2.004 mulheres entre 18 e 35 anos, de oito capitais brasileiras (Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo), com o objetivo de entender o que as mulheres pensam e desejam em relação à menstruação. E, sabe qual foi o resultado?

Confira: 8 verdades sobre os contraceptivos de longa duração

Mais da metade das mulheres (55%) declararam que não gostam de mesntruar, principalmente porque sentem incômodo e desconforto (52%) e têm muita cólica (46%). Além disso, 20% relataram ficar muito irritadas, 7% apontaram que o sangramento acontece em excesso e 4% que atrapalha a rotina.

Brasileiros têm sua primeira relação sexual entre 13 e 16 anos, revela pesquisa

Das 45% que gostam de menstruar, a principal justificativa é que elas “se sentem saudáveis” (39%), seguido do fato de considerarem algo natural (25%), entenderem que isso indica que não estão grávidas (24%) e enxergarem como uma forma de limpar o corpo (10%).

Na ocasião, a Bayer apresentou aos jornalistas e blogueiros o seu mais novo lançamento no mercado de contraceptivos: Yaz Flex, o primeiro e único contraceptivo oral de baixa dosagem com o ciclo flexível que permite a mulher escolher quando menstruar, sem a necessidade de emendar a cartela que não é indicada para ingestão sem pausas.

A Yaz Flex tem duas fases: a obrigatória e a flexível. Na primeira, é necessário ingerir a pílula normalmente durante 24 dias consecutivos. Na segunda, a mulher controla quantas menstruações deseja ter ao ano de acordo com suas vontades e rotina, devendo menstruar apenas três vezes ao ano. Já imaginou???

Segundo o presidente da Febrasgo, dr. César Fernandes, esse ou qualquer outro anticoncepcional não serve apenas evitar gravidez.

– Os contraceptivos têm uma série de outros benefícios, entre eles, ajudam até na preservação da fertilidade. Entretanto, antes de iniciar o uso, é fundamental consultar o médico para que ele avalie o perfil da paciente e o método mais indicado para cada caso.

As futuras usuárias de Yaz Flex também podem contar com a ajuda de um aplicativo que irá não só lembrá-la o momento de tomar a pílula como também auxiliar em caso de esquecimento.

Levanta a mão quem gostou da novidade???

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *