Homens de 30 anos devem fazer check-up da saúde
10 de agosto de 2016
Pokémon Go em excesso pode comprometer a sua visão
12 de agosto de 2016

Vacina quadrivalente contra meningite tem nova indicação de idade

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou a indicação da vacina quadrivalente contra a meningite bacteriana para bebês a partir de 2 meses. Antes, a imunização meningocócica ACWY (conjugada), chamada de Menveo, estava restrita para crianças acima de 2 anos. Por enquanto, a vacina só está disponível na rede privada. Cada dose custa entre R$ 300 e R$ 400, dependendo do Estado.

Segundo o infectologista e pediatra Renato Kfouri, da Sbim (Sociedade Brasileira de Imunizações), até os cinco anos o risco de a criança contrair meningite é maior, sendo a idade mais crítica abaixo de dois anos. E a explicação é simples! Nesta faixa etária, os pequenos costumam colocar tudo na boca, a porta de entrada da bactéria, além de seu sistema de defesa (imune) ainda ser imaturo.

A meningite é uma doença que assusta devido as graves sequelas que ela pode deixar no organismo e por ter alta taxa de mortalidade. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), 10% a 15% das pessoas que contraem a doença meningocócica morrem, mesmo se receberem tratamento antibiótico adequado. No Brasil, segundo o médico, as taxas passam de 20%.

A bactéria meningococo está dividida em diversos sorogrupos, sendo os mais comuns A, B, C, W e Y. O sorogrupo C é o mais frequente entre os brasileiros, seguido do tipo B. Já os sorogrupos W e Y juntos são responsáveis por 10% das meningites e o tipo A não é tão comum no nosso País.

Confira o esquema vacinal de cada faixa etária

 

Crianças com idade entre 2 e 23 meses

1ª dose: entre 2 e 6 meses de idade

2ª e 3ª doses: devem ser administradas com um intervalo de pelo menos 2 meses

4ª dose: deve ser administrada no segundo ano de vida (aos 12-16 meses)

 

Crianças com idade entre 7 a 23 meses

1ª dose: a partir dos 6 meses

2ª dose: deve ser administrada no 2º ano de vida e pelo menos 2 meses após a 1ª dose

 

Crianças a partir de 2 anos, adolescentes e adultos

Menveo deve ser administrada como dose única

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *