5 alimentos que podem substituir o feijão
9 de agosto de 2016
Vacina quadrivalente contra meningite tem nova indicação de idade
11 de agosto de 2016

Homens de 30 anos devem fazer check-up da saúde

Estamos muito próximos do Dia dos Pais, por isso resolvi aproveitar a data para avisar todos os homens do Brasil que é extremamente importante fazer check-up regularmente após os 30 anos para saber como vai a sua saúde. Não precisa ser neurótico, mas é sempre melhor prevenir uma doença do que tratá-la, certo? Você sabia que nós mulheres realizamos 6 vezes mais exames preventivos do que a ala masculina? Os dados são do Ministério da Saúde e confesso que me deixaram bem surpresa.

Segundo o clínico geral Clovis Cechinel, do Delboni Medicina Diagnóstica, não há idade limite para começar a fazer exames preventivos. Caso o homem fume, esteja acima do peso, tenha antecedentes familiares de doenças crônicas e seja sedentário, deve iniciar uma rotina de exames o mais cedo possível, sempre com acompanhamento médico.

E quais exames os homens precisam realizar? O médico avisa que os mais solicitados atualmente são análise completa de urina, fezes e sangue para verificar índices de lípides (como colesterol e suas frações, triglicérides), glicemia (para diagnóstico de diabetes), hemograma (para avaliar anemias e células de defesa), creatinina, ureia e eletrólitos (cálcio, potássio, magnésio e sódio), e radiografia de tórax.

Além desses exames, a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda rastreio do PSA (antígeno específico da próstata) e toque retal anualmente em homens acima de 50 anos para verificar a próstata. Mas, se houver diagnóstico de câncer de próstata na família ou para homens negros, o PSA deve ser medido a partir dos 45 anos.

Outro exame de relevância é o testicular, que pode ser avaliado por dosagens hormonais e de marcadores tumorais, além de exames de imagem. O câncer de testículo é mais comum entre 15 e 35 anos e geralmente tem cura, especialmente se for detectado de forma precoce.

A avaliação cardiológica precoce também é de extrema importância quando houver antecedentes familiares de doenças do coração. Nas famílias em que há vários casos de infartos e derrames cerebrais, especialmente quando ocorreram com parentes mais jovens, é mandatória a investigação de aterosclerose (deposição de gorduras nas artérias). Devem fazer parte dessa avaliação geral exames como eletrocardiograma, teste de esforço e ecocardiograma.

Curta a nossa página no Facebook e Instagram (@blogsaudesemneura)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *