Mulheres ainda devem adiar a gravidez por causa do zika vírus?
20 de setembro de 2016
Bichectomia: cirurgia estética promete afinar o rosto
22 de setembro de 2016

Seu bebê dorme mal (e você também)? Saiba como mudar este cenário

Hoje o post do Saúde sem Neura é especial para as mamães e papais que dormem mal por causa das inúmeras vezes que o bebê desperta no meio da noite. A solução pode ser simples e está nas suas mãos, sabia? Chega de acordar estressado e mal-humorado!

Para mudar este cenário, a pediatra Sabrina Battistella diz que o primeiro passo é criar uma rotina, especialmente a partir do 3º mês de vida do bebê. Ela explicou que neste período a criança passa mais tempo acordada e a rotina de horários para dormir pode ser mais eficaz.

— É importante manter a rotina no maior número de noites possíveis, pois assim as crianças se adaptam e, depois de um tempo, passam a sentir sono no horário que estão habituadas a dormir.

Mas, calma lá, sem neuras ou exageros, ok? Não precisa abrir mão da sua vida e do relacionamento com o marido. Sou da opinião de que tudo na vida tem que ser feito com equilíbrio. Perceba que a médica disse “manter a rotina no maior número de noites possíveis”.

É fato que quando o bebê dorme melhor, a mãe também se beneficia. De acordo uma pesquisa realizada pela Johnson&Johnson, as mães cujos bebês foram inseridos em uma rotina se sentiram 45% menos cansadas, 54% menos irritadas e 22% mais energizadas. Faça o teste e perceba se o mesmo vai acontecer com você!

Além de estipular um horário para a criançada ir para a cama, a pediatra Sabrina recomenda que os pais sigam mais três passos.

  1. Banho morno

Segundo ela, isso ajuda a criança a entender que chegou o momento de dormir. É uma das maneiras também de ela começar a entender o que é dia e o que é noite.

  1. Massagem suave

Sabrina explicou que a massagem, como parte de uma rotina para a hora do sono, pode ajudar o bebê a dormir melhor. Aromas conhecidos e agradáveis proporcionam uma sensação de felicidade e relaxamento, além de trazer bem-estar ao melhorar o humor e as emoções. Quem não gosta de massagem?

  1. Ambiente tranquilo

Para ajudar o bebê a se acalmar, invista em atividades tranquilas, como ler, cantar e ouvir música, orienta a médica.

Pesquisas demonstram que, depois de apenas sete dias, os bebês com hábitos fixos na hora de dormir despertam mais bem-humorados, 38% acordaram com menos frequência e passaram 32% menos tempo acordados.

E aí, vai testar? Depois conte para a gente como foi a sua experiência. E se você tiver mais dicas, não pense duas vezes antes de compartilhar. Estamos esperando!

Crédito de foto: FreeImages

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *