Provavelmente, você já leu na mídia ou ouviu de alguma amiga a palavra bichectomia. Este é o nome dado a uma cirurgia plástica com finalidade estética que retira parte da gordura da região das bochechas, entre a têmpora e a mandíbula, visando modificar e/ou afinar o contorno facial, explicou o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada, em São Paulo.
Antes de você se olhar no espelho e achar que seu rosto está muito arredondado, o médico alertou que a nossa face tem uma anatomia complexa com delicadas estruturas, por isso que a indicação do procedimento deve ser feita por um profissional qualificado.
– A princípio, homens e mulheres poderiam se beneficiar, mas é desaconselhado o procedimento para pacientes abaixo de 18 anos ou fora do peso ideal.
Qual é a hora certa para investir no botox?
E como todo procedimento cirúrgico, o médico, que também é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, avisa que sempre há riscos.
– A região de acesso na cavidade oral fica próxima ao óstio do ducto parotídeo (por onde a saliva – secretada pela glândula parótida – chega à boca) e a ramos bucais do nervo facial, o que poderia favorecer lesão inadvertida destas estruturas. Outro ponto importante, em se tratando de cavidade oral, são os cuidados relativos à proteção da via aérea, vulnerável a líquidos ou fragmentos que porventura viessem a se deslocar posteriormente na boca, particularmente em pacientes com nível de consciência rebaixado. Daí a importância de o procedimento ser realizado por profissionais capacitados e em ambiente adequado.
O tempo de cirurgia varia conforme a experiência do cirurgião, tipo de anestesia utilizada e eventuais intercorrências. Porém, no geral, costuma ser um procedimento rápido.
Após a cirurgia, a dor não costuma ser importante. Edema e roxos podem durar de alguns dias a poucas semanas. O retorno às atividades normais, em geral, demora uma semana e a volta às atividades físicas depende da avaliação e indicação médica.
O que devemos esperar da bichectomia?
O resultado esperado após a bichectomia é um afinamento discreto do rosto, destaca o médico. Pessoas com bochechas mais proeminentes podem notar um contraste e afinamento maior. Além disso, pessoas com o rosto mais arredondado devido a taxas altas de gordura corporal podem não notar tanta diferença.
Segundo Penteado, caso o paciente tenha um aumento de peso relevante após a cirurgia, “poderá haver mudança do contorno facial por acúmulo em outras regiões suscetíveis a alterações de volume, mas dificilmente por recidiva da porção retirada da Bola de Bichat”, explica.
– É importante ressaltar que após os anos, o rosto começa a sofrer uma perda de gordura. Por isso, pessoas que se submetem a essa cirurgia podem precisar de preenchimentos posteriormente, para recuperarem uma aparência mais jovial.
Crédito da foto: FreeImages