Odontofobia: trauma da infância à vida adulta
27 de julho de 2016
Fortalecer o assoalho pélvico melhora a vida sexual
28 de julho de 2016

Veja os alimentos que ajudam a preservar a memória

Eu não tenho a melhor memória do mundo, mas admito que depois de assistir ao filme Para Sempre Alice fiquei meio na neura de ter Alzheimer no futuro. Aliás, muitas amigas me revelaram o mesmo sentimento. Bom, o fato é que a perda de memória pode realmente ser sintoma de vários tipos de doenças neurológicas, não só Alzheimer, mas também algo corriqueiro no dia a dia. Se este é o seu caso, saiba que é possível preservar a memória com alguns hábitos alimentares.

A nutricionista Flavia Salvitti, do Hospital San Paolo, recomenda a ingestão de vitamina B12, encontrada em maior quantidade nas proteínas animais, principalmente no fígado, carne bovina, leite e ovos.

– Outros alimentos que ajudam a fortalecer o sistema cognitivo são os ricos em vitamina B1, como ervilhas, nozes, cereais integrais, arroz integral e verduras amargas.

Além de uma alimentação balanceada e nutritiva, o neurologista Maurício Lima Lobato, coordenador da Equipe de Neurologia Clínica do Hospital San Paolo, cita outros hábitos de vida que podem ajudar a proteger o indivíduo de eventuais deteriorações cognitivas ao longo da vida.

– Manter uma mente saudável e otimista, praticar regularmente atividades físicas e fortalecer o intelecto com leitura, filmes e música.

Segundo o médico, a perda de memória deve ser investigada clinicamente a partir do momento que ela atrapalha a vida do indivíduo.

– Se o esquecimento for constante e prejudicar a interação com outras pessoas, o trabalho e os afazeres do dia a dia, é necessário procurar o neurologista e fazer exames.

Já curtiu a página do Blog Saúde sem Neura no Facebook e Instagram?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *