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Tapioca é rica em carboidratos. Cuidado com a dieta

É muito comum as pessoas que estão em processo de emagrecimento trocar o pão pela tapioca, mas não vai pensando que essa massa à base de fécula de mandioca é tãaaao light que podemos comer a qualquer hora do dia. Segundo a endocrinologista Viviane Christina de Oliveira, da Clínica MedPrimus, a tapioca é rica em carboidratos e deve ser consumida de forma consciente. Para se ter uma ideia, uma tapioca pequena (50 gramas) contém 43 g de carboidratos e cerca de 70 calorias.

A boa notícia é que ela não contém gordura, glúten e sódio. Por outro lado, a tapioca também não possui fibras e vitaminas. Dessa forma, a médica alerta que não se pode trocar o pão pela tapioca pensando apenas na quantidade de calorias. Segundo ela, é o mesmo erro de quem tira o glúten da dieta e passa a comer alimentos sem fibras.

– Equilíbrio e bom senso só fazem bem. Antes de adicionar ou excluir algum alimento do cardápio é importante verificar se a dieta da moda tem todos os nutrientes que o corpo precisa!

Outra dica importante para não extrapolar as calorias da refeição é prestar muita atenção no recheio. Ninguém quer transformar algo saudável em bomba calórica, certo? Por ser um alimento de alto índice glicêmico (115), a médica aconselha usar como recheio alimentos ricos em fibras (vegetais) e proteínas (frango, ovos, atum e cottage). Outra recomendação para quem deseja ser saudável é adicionar chia na massa, assim o grão ajuda a reduzir o índice glicêmico e incluir mais fibras na receita.

Sabendo de tudo isso, concluo que a tapioca é uma boa alternativa para substituir o pão branco, mas não pode ser consumida em exagero e nem com qualquer recheio.

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3 Comentários

  1. Pam disse:

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    domina bem do assunto, gostei particularmente do que tu falou pela metade do artigo, adorei mesmo.
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  2. Vera Silva disse:

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  3. Vera Silva disse:

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