Carro sujo pode transmitir gripe e outras doenças! Saiba como
20 de julho de 2016
Tapioca é rica em carboidratos. Cuidado com a dieta
25 de julho de 2016

Seu filho engoliu remédio sem querer? Saiba como agir

É normal as crianças, principalmente quando bem pequenas, colocarem na boca tudo aquilo que acham pela frente. Por mais atenção que nós depositamos nelas, um piscar de olhos pode ser fatal. Por esse motivo, resolvi fornecer algumas informações importantíssimas em casos de algum tipo de intoxicação acidental. Então, muita atenção, papais de plantão!

Para ensinar você a agir neste tipo de situação, eu conversei com o toxicologista e pediatra Anthony Wong, diretor-médico do Ceatox (Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo).

Ele explicou que se a criança engolir remédios ou materiais tóxicos, os pais nunca devem forçar o vômito. Oferecer algum tipo de alimento, como leite, com a ideia de que vai “melhorar” a intoxicação, é outro erro muito comum, ressaltou o médico.

— É importante observar o estado geral da criança, assim como qualquer mudança de humor. Se os pais perceberem alguma alteração, como sonolência, irritação ou náusea, devem procurar o hospital imediatamente.

Parece simples, mas sei que na hora do acidente a tensão é tão grande que as orientações citadas acima vão por água abaixo. Então, a minha dica é ligar para o Ceatox (que eu citei no início do post porque o dr. Wong é chefe) e ouvir as instruções de um profissional. Este serviço do Hospital das Clínicas é gratuito e feito pelo telefone 0800 014 8110. Anote este número e o deixe sempre à mão, combinado?

Agora, para evitar casos de envenenamento ou intoxicação em casa, o médico reforça que é fundamental nunca deixar materiais tóxicos e remédios ao alcance dos pequeninos.

— Os produtos devem ficar guardados sempre 1,5 metros acima do chão, em suas embalagens originais e bem tampados.

Gostou da dica? Compartilhe com a gente se você já passou por essa situação. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *