Pokémon Go em excesso pode comprometer a sua visão
12 de agosto de 2016
Rinite pode virar sinusite? Veja mitos e verdades
16 de agosto de 2016

Alimentação saudável na gravidez previne doenças crônicas no bebê

Hoje é Dia da Gestante, então resolvi fazer um post dedicado às futuras mamães. Você sabia que muitas doenças dos adultos, como diabetes, hipertensão e obesidade, podem ter suas origens fetais? Isso significa que a má nutrição da mãe impacta diretamente na saúde do bebê até a fase adulta. Então, a dica número 1 antes de você entrar na neura por causa do aumento de peso na balança é pensar que suas escolhas alimentares devem priorizar a qualidade e não a quantidade.

Recentemente, participei de um evento promovido pela Danone que discutiu exatamente este tema, a importância da alimentação desde o primeiro dia da gravidez até os 2 anos de vida do bebê. Entre os especialistas convidados para compor a mesa de debate, estava a pediatra Ana Escobar, que participa do programa Bem Estar, da Rede Globo.

Provavelmente, você deve estar curioso para saber as dicas e orientações da médica para os primeiros 1000 dias entre a gestação e os 2 anos do bebê, certo? Bom, para facilitar a leitura eu resolvi selecionar as 10 informações que considerei mais importantes de tudo que ouvi lá. Veja abaixo.

1 – Durante a gravidez, a mãe deve manter uma alimentação equilibrada e saudável, com ácido fólico, vitamina D, cálcio, ômega-3, DHA e ferro.

2 – A restrição nutricional intrauterina influencia diretamente a saúde da criança no curto e longo prazos. Bebês que nascem com baixo peso têm mais chances de desenvolver a Síndrome Metabólica na fase adulta.

3 – Após o nascimento, o aleitamento materno é a melhor fonte de nutrição para o lactente, devendo ser oferecido exclusivamente até os seis meses de idade, no mínimo.

4 – Depois dos seis meses, o bebê começa a experimentar novos sabores, aromas e texturas. É neste momento que ele começa a desenvolver hábitos alimentares saudáveis.

5 – Apesar de o estômago da criança ser 5 vezes menor que o de um adulto, ela precisa de muito mais nutrientes em sua alimentação. Por isso, é fundamental fazer as escolhas certas dos alimentos!

6 – Deixe o açúcar longe dos pequeninos!

7 – Controle o uso de sal e gorduras na refeição. A criança está conhecendo os sabores dos alimentos nesta fase.

8 – A baixa estatura da criança está diretamente relacionada à má nutrição.

9 – Nos primeiros 2 anos de vida, a criança cresce mais do que 50% da altura e aumenta 4 vezes o peso corporal.

10 – Os pais devem fortalecer os vínculos familiares e fazer as refeições junto com a criança. Mas nada de televisão ligada!

Leia também: Quer engravidar? Veja os melhores dias para namorar

1 Comentário

  1. Olá !!.. Realmente a alimentação é parte essencial para uma saúde e vida melhor, especialmente para os diabéticos.
    Estou divulgando um e-book gratuito chamado “Comida que Cuida”, se quiser usufruir e deixar para seus leitores, é só clicar em Sabedoria Eclética, tenho certeza que será uma grande satisfação para quem precisa.
    Abração!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *