Alimentação saudável na gravidez previne doenças crônicas no bebê
15 de agosto de 2016
10 motivos para você dar mais atenção ao câncer de colo de útero
22 de agosto de 2016

Rinite pode virar sinusite? Veja mitos e verdades

Gente, hoje resolvi falar sobre rinite alérgica. Reunimos as 8 principais dúvidas dos leitores sobre a doença e quem responde é a otorrinolaringologista Maura Neves, da Clinica MedPrimus São Paulo. Veja!

 

Rinite pode virar sinusite.

Verdade. Se não tratada adequadamente, a rinite pode virar sinusite! A rinite é uma alteração de inflamação no nariz que quando não tratada facilita a entrada de bactérias pelas vias nasais. Esses são os principais causadores da sinusite.

 

A rinite não tem cura.

Mito. Existem vários tipos de rinite e realmente algumas delas não tem cura, como a rinite alérgica. Porém, há rinites de causas hormonais, ocupacionais e outras que podem ser curadas com o tratamento adequado.

 

Toda rinite é alérgica.

Mito. Segundo Maura, existe a rinite alérgica e as rinites não alérgicas. Entre elas, temos a rinite irritativo, ocupacional, gestacional, rinite do idoso, dentre outras.

 

A rinite é hereditária.

Verdade. A rinite alérgica tem maior incidência em filhos de pais alérgicos. Se apenas um dos pais tem rinite, os filhos têm 25% a 50% de chance de também apresentar o quadro. Já se ambos têm rinite os filhos têm pelo menos 75% de chance de a doença.

 

Uma pessoa pode ter mais de um tipo de rinite.

Verdade. Como as causas das rinites são variáveis, uma pessoa pode ter rinite alérgica com alergia a pó, por exemplo, e piorar dos sintomas com variações climáticas, o que caracteriza uma rinite irritativa, explica a otorrinolaringologista.

 

A rinite pode dar coceira nos olhos.

Verdade. A rinite alérgica pode apresentar além de sintomas nasais, como coriza, nariz tampado e espirros, outros sintomas. A coceira pode ocorrer nas orelhas, céu da boca e olhos. A conjuntivite alérgica esta frequentemente associada a rinite alérgica.

 

A rinite só melhora com uso de remédio.

Mito. Existem outros métodos de controle dos sintomas, como manter o ambiente sem poeira, trocar sempre os lençóis e fronhas, trocar cobertores por edredons que possam ser lavados mais facilmente, remover cortinas e carpetes do quarto, evitar brinquedos com pelúcia e evitar compartilhar a cama com animais de estimação.

 

Lavar o nariz com soro ajuda na rinite.

Verdade. A lavagem nasal ajuda na remoção de alérgenos inalados. Eles são normalmente pó, ácaros e fungos que, quando dentro do nariz, causam a rinite. A lavagem com solução salina ajuda a removê-los do nariz e melhorar os sintomas da rinite.

3 Comentários

  1. Irineu Alves disse:

    Muito bom obrigado pela dicas

  2. Murilo disse:

    muito bom seu artigo parabens sucesso Total

  3. Show, bem explicado e direto ao ponto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *