5 sinais de que você precisa beber mais água
21 de agosto de 2017
Empresa japonesa começa a produzir medidor de pressão no Brasil
25 de agosto de 2017

Você já parou para pensar em uma vida sem celular? Na minha humilde opinião, é uma situação inimaginável. Embora para mim seja uma ferramenta de trabalho essencial, confesso que tenho me policiado para não usar o telefone em alguns momentos, como no jantar com o marido ou em encontros com amigos. Em breve, meu filho também vai nascer e não quero passar mais tempo conectada do que com ele. Dessa forma, acredito que o desapego tem que começar agora! Não quero ser neura e muito menos achar que meu filho não vai ficar na frente de qualquer tela, mas prezo e defendo o equilíbrio em tudo na vida.

Leia também: Com quantos anos meu filho pode assistir televisão?

Minha pretensão com este post não é sugerir que devemos eliminar o celular da nossa vida, mas o objetivo é alertar que a utilização do smartphone por um período prolongado pode trazer diversos riscos à saúde, tanto do pescoço e da coluna quanto do braço. Você já parou para pensar que talvez alguma de suas dores pode estar relacionadas com o uso do celular?

Pesquisa: Qual é a dor que mais te incomoda?

Segundo o médico Luciano Foroni, coordenador do Centro de Nervos Periféricos do Hospital Samaritano de São Paulo, a maioria dos problemas está relacionado à postura inadequada ao segurar o celular.

– Se prestarmos atenção, a posição em que o braço geralmente fica quando usamos o celular é com o cotovelo bem dobrado e com o punho bem estendido. Esta flexão total do cotovelo pode aumentar em até três vezes a pressão sobre o nervo ulnar, causando formigamento nas mãos.

O nervo ulnar tem origem no plexo braquial, que é o conjunto de nervos responsável por todos os movimentos e pela sensibilidade do braço, antebraço e mão de uma pessoa, explica o médico.

– A função do nervo ulnar é, principalmente, dar sensibilidade ao dedo mínimo, à metade do anelar e à região que vai da mão até o punho.

Além disso, o nervo tem sua função atrelada à parte dos movimentos de dobrar o punho, dedos e a maior parte dos músculos da mão.

– Sabe quando batemos a parte de dentro do cotovelo e dá aquele choque que vai até o dedinho? É exatamente a manifestação da batida sobre o nervo ulnar. Ele passa exatamente atrás dessa estrutura óssea saliente na região medial do cotovelo em um espaço chamado sulco retroepicondilar.

Os sintomas decorrentes dessa compressão sobre o nervo ulnar podem se iniciar com formigamento, dormência ocasional nos dedos mínimo e anelar durante alguma atividade como, por exemplo, usar o celular.

De acordo com o médico, os sintomas podem evoluir para uma dormência mais contínua, dor na região do cotovelo e um formigamento persistente, podendo chegar a um quadro mais grave de fraqueza e até atrofia dos músculos da mão.

O tratamento pode ser feito com fisioterapia e, em casos mais graves, é necessária uma cirurgia para que o nervo não continue apertado e o quadro não progrida.

Crédito de foto: FreeImages

7 Comentários

  1. Ivonaldo Brito disse:

    Eu estou com formigamento na mão esquerda, será por conta do uso exagerado do celular?

  2. Valmir disse:

    Eu tenho formigamento no ante braço esquerdo será se é por uso prolongado do celular.

  3. Valmir disse:

    Já fiz vários exames do coração por causa do formigamento mais não sei nada é o formigamento continua . Deve ser o celular?

  4. Mariah disse:

    Esta é minha primeira vez pagar uma visita rápida aqui e estou na verdade impressionado para ler
    todos em um Coloque.

  5. DAIANA DE FATIMA AMARO disse:

    Minha mao adormece e formiga muito..agora ja esta no braço a dornencia..e dor dos dedos até o ombro…eu fico muito no celular..”a trabalho”…sera que pode ser o uso excessivo do celular?

    • Olá, Daiana! Com certeza pode ser o uso excessivo do celular, mas também pode ser outro diagnóstico. O mais recomendado seria você buscar ajuda de um especialista. Lembre-se de que tudo que a gente diagnostica cedo, é mais fácil de tratar. Beijos e obrigada pelo comentário, Fabi Grillo

  6. Jessé Campos da Silva disse:

    sinto dor nas mãos, nos dedos, uma sensibilidade enorme.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *