Pesquisa: Qual é a dor que mais te incomoda?
7 de março de 2017
Crianças que fazem xixi na cama têm pais que apresentaram o mesmo problema na infância
9 de março de 2017

Nesta quarta-feira (8), é comemorado o Dia Internacional da Mulher, então resolvi fazer um post sobre cirurgia plástica e a nossa autoestima. Sou da opinião de que todas nós temos que investir nossa tempo e dinheiro naquilo que vai nos fazer bem para a saúde física e mental. Sem neuras ou exageros, claro! O segredo é turbinar a SUA autoestima. Nem sempre o padrão de beleza esbelto, sem celulite e com barriga tanquinho agrada a todas. O mesmo acontece com ter pouco ou muito peito. Se você é feliz e bem resolvida com seios pequenos, levanta a cabeça e siga em frente. Agora, se o tamanho do seio te incomoda e seu maior sonho é colocar prótese de silicone, me pergunto “Por que não?”. Hoje em dia, há vários tamanhos e formatos de implantes, muita informação disponível de graça, profissionais capacitados e preços que cabem no nosso bolso (dá para economizar de um lado e realizar o sonho de outro, vai?). Não à toa, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de cirurgias plásticas realizadas no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Recentemente, participei de um almoço com o cirurgião plástico Fernando de Almeida Prado (foto abaixo) e um grupo seleto de jornalistas e blogueiras para discutir alguns mitos e verdades sobre o implante de silicone. Como a conversa foi longa, optei por destacar apenas alguns pontos do bate-papo (talvez o que a mídia menos explora, mas que ainda gera dúvidas). Confira!

 

1 – Os implantes de silicone têm prazo de validade.

VERDADE. A prótese de silicone não é vitalícia, mas também não há um prazo específico para a troca do implante mamário. Como atualmente as próteses são mais resistentes e seguras, dificilmente a troca será feita antes de 15 anos, mas é fundamental fazer acompanhamento anual com o cirurgião após 10 anos de uso.

Leia também: Conheça os exames de rotina que toda mulher deveria fazer

 

2 – Se a prótese romper, o silicone se espalha por todo o corpo?

MITO. As próteses utilizadas no Brasil são feitas de gel coesivo (espécie de gelatina bem consistente), então não há risco de o silicone espalhar pelo corpo. Mesmo assim, em caso de ruptura comprovada pelos exames, a troca do implante deve ser realizada.

 

3 – Mulheres com silicone podem realizar a mamografia?

VERDADE. A mamografia pode (e deve) ser realizada em pacientes que tenham silicone tanto abaixo da glândula mamária como abaixo do músculo. A única recomendação é sempre informar sobre a existência da prótese para que o profissional possa expor ao raio-x apenas o tecido mamário.

 

4 – Prótese de silicone impede a mulher de amamentar?

MITO. Toda mulher com silicone tem chance de amamentar, especialmente se a colocação da prótese foi realizada pela axila ou por baixo do seio (inframamária). Quando o silicone é colocado pela aréola, pode haver uma redução de 15% na chance do aleitamento materno pelo procedimento “cortar” os ductos mamários.

 

5 – Há somente três possíveis lugares para a implantação do silicone?

VERDADE. A decisão do melhor lugar para implantar o silicone deve ser do médico com a paciente. Atualmente, há três locais que o implante pode ficar: atrás da glândula mamária, atrás da fascia do músculo peitoral ou atrás do músculo peitoral. Cada procedimento tem suas vantagens e desvantagens, por isso é fundamental esclarecer todas as dúvidas com o médico.

 

6 – A cirurgia plástica para implante de silicone só é permitida a partir dos 18 anos?

MITO. A cirurgia plástica para implante de silicone não tem uma idade mínima permitida para ser realizada. Porém, é importante que a jovem já esteja com o crescimento consolidado e passe por avaliação do endocrinologista. Com a indicação correta, é possível fazer o procedimento até a partir dos 16 anos.

Crédito de foto (acima): FreeImages

Fabiana Grillo entrevista dr. Fernando Prado sobre silicone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *