Na semana passada, participei do lançamento do Dermacyd Pro-Bio Hidrate, sabonete líquido para a higiene íntima que contém em sua formulação a pró-vitamina B5, conhecida por sua propriedade hidratante. Isso significa que além de higienizar a região íntima, o novo produto vai ajudar a manter a hidratação natural da pele.
Durante este delicioso encontro, pudemos esclarecer algumas dúvidas sobre higiene íntima com o ginecologista Paulo Giraldo, professor titular de Ginecologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e vice-presidente da Comissão de Doenças Infectocontagiosas da Febrasgo, e com a dermatologista Samanta Nunes.
Para facilitar a sua leitura, resolvi destacar 7 erros que as mulheres (eu me incluo neste grupo) costumam cometer ao realizar a higiene íntima. Leia até o final e coloque as dicas em prática a partir de agora!
1 – Usar sabonete em barra para a limpeza da região íntima. O sabonete em barra tem ph alcalino enquanto a vagina tem ph ácido, logo esta diferença pode ressecar a região íntima e facilitar a proliferação de bactérias, causando coceiras, corrimentos e infecções. Os produtos específicos para a higiene íntima têm similaridade do pH , garantido proteção e bem-estar.
2 – Usar sabonete íntimo em dias alternados. Algumas mulheres acreditam que o sabonete íntimo pode ressecar ou irritar a vagina, causando coceira e infecções. Pelo contrário, este produto foi desenvolvido para ser usado diariamente e mais de uma vez por dia, se necessário. Ah, e não precisa ser em grande quantidade!
3 – Sabonete íntimo ajuda a tratar doenças ginecológicas. É importante deixar bem claro que a higiene íntima não serve para tratar doença, mas atua na prevenção de infecções. Para você ter uma ideia, o ginecologista disse que metade dos casos de mau odor, coceiras, fissuras e corrimentos é decorrente de falta de higiene.
Leia também: 8 dicas para evitar a candidíase no verão
4 – Fazer espuma é sinal de limpeza. Os melhores sabonetes para a região íntima são exatamente aqueles com pouca detergência, ou seja, que não fazem muita espuma. Então, lembre-se de que uma pequena quantidade de sabonete já é suficiente para fazer a higiene genital.
5 – Usar ou não usar hidratante na vagina e no ânus. A parte externa da vulva e do ânus são iguais à pele do restante do nosso corpo, por isso podem ser hidratadas após o banho, desde que com cremes sem fragrâncias e conservantes. Hidratantes coloridos trazem muitas substâncias químicas na formulação, podendo causar alergias.
6 – Papel higiênico agride a vagina. Para Giraldo, a melhor forma de remover a “sujeira” após fazer o número 1 ou 2 é usar água corrente e sabonete líquido. Caso não seja possível, a segunda (e única) opção é recorrer aos lenços umedecidos. O médico explicou que o papel higiênico é feito com soda cáustica e libera substâncias químicas que irritam a vulva.
Corrimento: veja se o seu tipo de secreção é normal
7 – Pêlos podem ser eliminados definitivamente da região ínitma. Muitas brasileiras estão recorrendo à depilação à laser para eliminar os indesejados pêlos da vagina e ânus. Sem nenhum problema! A mulher pode depilar desde que não apresente nenhum problema com a técnica. Só cuidado com as lâminas que podem irritar e/ou cortar a pele. Já para as que gostam de ter pêlos, o médico recomenda mantê-los no tamanho de até 0,5 cm.
6 Comentários
Excelente dicas sobre a candidíase, estava procurando maiores informações e foi aqui no seu blog que encontrei, muito obrigada pelas dicas, vou começar a colocar em prática para começar o meu tratamento.
Obrigada, Marília! Continue acompanhando as postagens. Beijos, Fabi Grillo
ola minha qrd, espero que esteja td bem cntg. sabe me dizer, se homem tbm pode usar sabonete intimo femini
Olá, Guilherme! Sugiro você conversar com o médico, porque o sabonete íntimo feminino foi desenvolvido com base nas necessidades higiênicas da mulher. Obrigada pelo contato, Fabi Grillo
OLá. Fiquei muito interessado pelo seu post.Vou acompanhar ! Seu blog é TOP. Este tipo de conteúdo tem me agregado muito conhecimento.Grato !
[…] Leia também: 7 erros que as mulheres cometem ao fazer a higiene íntima […]