Conheça os 3 principais sinais da depressão
27 de setembro de 2016
Dor no peito não é o único sinal de infarto
29 de setembro de 2016

Seu bebê chora demais? Saiba quando é cólica

O primeiro trimestre de vida dos bebês costuma ser um período de grande aprendizado para a família e também para o pequenino. Se o seu bebê acabou de mamar, está bem agasalhado, com a fralda seca e, mesmo assim chora muito, pode ser cólica, garantiu a enfermeira obstetra Cinthia Calsisnski.

– Quando nada na rotina justifica tanto desconforto, é quase certo que o problema seja a cólica. As dores abdominais são comuns até o quinto mês, pois o sistema digestivo do recém-nascido ainda é imaturo.

Cinthia explicou que os bebês não fazem cocô dentro do útero, assim quando o processo de alimentação, digestão e eliminação se inicia, tudo é novidade, e muitas vezes as sensações incomodam o recém-nascido.

– Entende-se por cólica quando o bebê menor de 5 meses chora por mais de 3 horas seguidas e mais que 3 vezes por semana e por no mínimo 3 semanas.

Leia também: Até quando meu bebê pode usar a mamadeira?

Durante a crise de cólica, a enfermeira orienta amamentar para acalmar o bebê, pois “o aleitamento materno causa bem-estar, e nesta hora, todas as alternativas devem ser testadas”.

– Massagens, compressas quentes, shantala, banho morno e banho de balde estão entre as opções que as mamães podem testar.

Por outro lado, Cinthia fez questão de enfatizar que não se deve oferecer água ou chás para bebês menores de seis meses.

– A mãe pode beber o chá pensando em atenuar as cólicas dos bebês, algumas relatam até melhora do quadro, mas em hipótese alguma oferecer ao filho.

Para finalizar, a especialista lembrou que prematuros, bebês amamentados exclusivamente com o leite materno ou alimentados com fórmulas têm as mesmas possibilidades de sentir cólica.

Quando a chupeta deve sair de cena?

Crédito de foto: FreeImages

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *