8 verdades sobre os contraceptivos de longa duração
26 de setembro de 2016
Seu bebê chora demais? Saiba quando é cólica
28 de setembro de 2016

Conheça os 3 principais sinais da depressão

É verdade que nem toda tristeza que sentimos é sinal de depressão, mas quando este sentimento passa a ser encarado como um quadro clínico mais sério e exige tratamento? O psiquiatra Diego Tavares, pesquisador do programa de transtornos afetivos (GRUDA) do Hospital das Clínicas, destacou os 3 principais sinais de alerta para identificar quando uma tristeza passa a ser depressão. Confira!

1. Alteração do humor por pelo menos 2 semanas

Quando o estado de humor se altera de forma persistente e diferente do temperamento normal da pessoa fazendo ela se sentir para baixo e sem esperança na maior parte do dia, quase todos os dias, por pelo menos 2 semanas, pode estar ocorrendo uma desregulação cerebral de áreas relacionadas ao humor, impulsos (vontade) e energia. Esse quadro pode ser engatilhado por algum evento negativo na vida da pessoa ou pode aparecer espontaneamente.

– A diferença é que se a pessoa não tem predisposição a um transtorno do humor, o cérebro se adapta a situação estressora sem alterar seu funcionamento, ao passo que no depressivo, a vivência de estresse e tristeza normal se prolonga para um quadro persistente e distorcido que compõe junto com outros sintomas a síndrome cerebral psiquiátrica que denominados de depressão.

2. Cansaço excessivo

Os níveis de energia da pessoa caem e ela se torna fadigada e sem forças, mesmo estando descansada e sem ter feito muita coisa, essa sensação persiste.

– Tudo isso porque tanto a energia quanto a disposição física, estão no cérebro, que é o órgão responsável por fornecer o vigor físico e na depressão isso fica reduzido.

3. Falta de vontade até de falar

Os impulsos e a vontade do indivíduo ficam reduzidas. A pessoa fica mais indecisa para fazer as coisas, procrastina tudo, se isola, não faz quase nenhum plano, se retrai mais, tem menos ânimo para tomar banho ou se alimentar e normalmente fica sem vontade para falar, interagir, se divertir, fazer exercícios e até para viver.

– Esses sintomas indicam que a pessoa precisa de ajuda médica, já que ela não se sente bem por estar sentindo isso, mas não consegue dar a voltar por cima. O principal a entender é que pessoas com depressão devem ser tratadas como doentes, assim como aquelas que sofrerem de qualquer outra doença física, a única diferença é que depressão não é visível, como por exemplo, um pé quebrado que impede tanto quanto, uma vida normal.

Leia também: Depressão pós-parto ou baby blues? Entenda a diferença 

Crédito de foto: FreeImages

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *