Muita gente pode até dizer que é neura, mas a partir do momento que nasce o primeiro dentinho do bebê é fundamental iniciar o processo de higienização com escova de dente de cabeça pequena e cerdas bem macias e creme dental com flúor, de acordo com a Academia Americana de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Pediatria. É nessa fase também que você deve marcar a primeira consulta com o odontopediatra para aprender como cuidar da saúde bucal do seu pequenino. A falta de limpeza pode resultar em cárie, mesmo no dente de leite, viu papais? E cárie não tratada pode deformar ou manchar os dentes permanentes. Com certeza você não quer isso para o seu filho, certo?
Como vocês sabem, tenho amigas dentistas e elas sempre explicam que a criança precisa se acostumar com a rotina de escovar os dentes desde cedo, assim ficam menos resistentes a este hábito no “futuro”. Por incrível que pareça, é a pura realidade. As filhas delas AMAM escovar os dentes e ir ao dentista. Eu nunca as vi chorando ou causando qualquer tipo de resistência neste momento. Maravilhoso, não é mesmo?
Como sou uma titia muito antenada em saúde, sempre deixo à disposição escova e creme dental infantil na minha casa para aqueles momentos de emergência. Quando convido as amigas para jantar, é normal os filhotes voltarem dormindo no carro e eu já aprendi que o último leitinho ou qualquer alimento do dia tem que ser ANTES de escovar os dentes. Não adianta nada dar o leite, por exemplo, e deixar a criança dormir com a “boca suja”. Então, antes de sair da casa da titia à noite tem que usar o kit higiene bucal.
Leia também: Odontofobia: trauma da infância à vida adulta
Bom, para você não enfrentar problemas no futuro com seu filho, a primeira dica é limpar a gengiva dos pequeninos desde o nascimento, especialmente após as mamadas. O processo é bem simples! Use uma fralda de algodão ou gaze umedecida em água filtrada para retirar o excesso de leite da boca. Outra opção para fazer essa limpeza é usar uma dedeira, que você encontra facilmente em farmácias.
O primeiro dente costuma nascer a partir dos seis meses. Nessa fase, é comum a criança ficar “chatinha” por causa de dor. Isso é normal! Para aliviar o desconforto, a dica é oferecer alimentos e bebidas frias, utilizar colheres resfriadas durante as refeições e deixar a criança brincar com aqueles mordedores que têm água dentro e vão à geladeira.
Por volta dos 2 aninhos, com todos os dentinhos de leite na boca, os pequenos começam a querer escová-los sozinho, certo? Antes de pânico ou neura porque ele não vai conseguir, a dica é ter duas escovas diferentes em casa: uma para a criança e outra para você ou qualquer adulto completar a higiene. Ah, e não se esqueça de que a escova infantil também precisa ser renovada, viu? Quando as cerdas estiverem abertas, é hora de substituir por uma novinha.
O segredo para evitar choradeira na hora de escovar os dentes é tornar o momento divertido!
Curta a página do Saúde sem Neura no Facebook! Clique aqui
Crédito de foto: FreeImages