Tire suas dúvidas sobre cirurgia plástica íntima
19 de setembro de 2016
Seu bebê dorme mal (e você também)? Saiba como mudar este cenário
21 de setembro de 2016

Mulheres ainda devem adiar a gravidez por causa do zika vírus?

Muitas mulheres, inclusive eu, adiaram o projeto maternidade por conta do surto de zika vírus e sua comprovada relação com a microcefalia. O problema é que já estou com 33 anos e, daqui para frente, vai ficando cada vez mais difícil engravidar. A qualidade dos nossos óvulos só piora e a quantidade vai diminuindo com cada menstruação. Sem falar que com o passar dos anos, é maior a chance de aborto, Síndrome de Down e outras doenças congênitas e neurológicas, ressaltou o ginecologista Mario Cavagna, presidente da SBRH (Sociedade Brasileira de Reprodução Humana), durante o lançamento do site Gravidez em tempos de zika, nesta segunda-feira (19).

Então, será que devo adiar a gravidez ou tomar todos os cuidados possíveis e seguir com o sonho de ser mamãe? Me fiz essa pergunta milhares de vezes até que eu e meu marido decidimos seguir com o projeto! E acho que tomamos a decisão certa!

No bate-papo com jornalistas e blogueiros, a infectologista Melissa Falcão, membro da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia), afirmou que ainda vamos continuar convivendo com o mosquito aedes aegypti por tempo indeterminado, por isso “é importante planejar a gravidez no contexto do zika”.

-O zika veio para ficar, mas acreditamos que a incidência da doença deve diminuir, assim como aconteceu com a dengue. Como eliminar o mosquito é algo muito difícil, o acesso à informação e a prevenção são as maneiras de a mulher engravidar em tempos de zika.

Quer engravidar? Veja os melhores dias para namorar

A médica explicou que caso a mulher ou o parceiro tenha o diagnóstico de zika confirmado, é importante esperar 180 dias (seis meses) para começar a tentar engravidar. Isso porque o vírus pode ser transmitido via relação sexual. Se este não for o seu caso, mas vocês estiveram em alguma área endêmica, especialmente no Norte e Nordeste do País, é importante manter a mesma recomendação, já que 80% dos infectados não apresentam sintomas. Por via das dúvidas, é melhor usar camisinha e esperar este período para não correr nenhum risco, concorda?

Outra dica é o casal usar repelente desde o momento que acorda. Se o homem for infectado e a mulher estiver grávida, ele pode transmitir o vírus pelo sêmen. Neste caso, vale também o uso da camisinha. Sobre o repelente, é importante seguir a recomendação de reaplicação do produto, de acordo com cada fabricante.

Em áreas endêmicas, além do repelente, o casal deve colocar telas nas janelas e portas, usar roupas compridas que cubram os braços e as pernas e dar preferência para as roupas de cores claras. Melissa ainda acrescentou que o mosquito não gosta de ar condicionado e ventilador, então tente manter o ambiente refrigerado (quando possível, claro) para afastar o risco de picada.

– A dica mais importante é eliminar os criadouros do mosquito dentro de casa, já que ele não transmite apenas a zika, mas também a dengue e a febre chikungunya.

Leia também: Cigarro reduz fertilidade de homens e mulheres

Crédito de foto: FreeImages

img_3935

Atriz Samara Felippo é a madrinha da campanha

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *