Qual é a diferença da vacina do SUS e da rede privada?
24 de agosto de 2016
Depressão pós-parto ou baby blues? Entenda a diferença
30 de agosto de 2016

Cigarro reduz fertilidade de homens e mulheres

Gente, hoje é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, por isso o meu assunto vai ser a importância de abandonar este vício. Meu avô materno é fumante, já tentou parar inúmeras vezes, mas infelizmente voltou. Apenas ele na minha família tem este péssimo hábito. Por parte de pai, ninguém é tabagista. Talvez por conta disso eu nunca tive vontade de tragar um cigarro. Pelo contrário, detesto o cheiro e fiquei muito feliz com a Lei Antifumo que obriga as pessoas a fumarem bem longe de mim.

Se você acha que o tabagismo causa apenas câncer, problemas cardiovasculares e respiratórios, engana-se. O cigarro também tem impacto direto na fertilidade de homens e mulheres. Segundo dados divulgados pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer), o público feminino que fuma e não usa métodos contraceptivos hormonais reduzem a taxa de fertilidade de 75% para 57%. O motivo é o efeito causado pela concentração de nicotina no fluído folicular do ovário. Já as mulheres que fumam antes da gravidez têm 2 vezes mais probabilidade de atraso na concepção e, aproximadamente, 30% mais chances de serem inférteis.

De acordo com o pneumologista Osmar Pedro, da rede de centros médicos Dr.Consulta, o tabagismo aumenta o risco de abortamento, má formação e doenças respiratórias futuras para o bebê.

Os homens também são afetados pelo fumo porque as substâncias tóxicas presentes no cigarro interferem na formação dos espermatozoides, diminuem sua concentração e pioram a capacidade de fertilização.

Então se você é fumante e pretende construir uma família , busque ajuda profissional para cessar completamente o uso do tabaco.

arte_dia nacional de combate ao fumo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *