10 dicas para driblar as doenças respiratórias em crianças
25 de abril de 2017
Correr em jejum ajuda a emagrecer? Descubra agora
27 de abril de 2017

Eu não tenho problemas oculares (graças à Deus), mas meu marido tem miopia e usa lentes de contato diariamente. Como todo homem, ele é meio desleixado para fazer a higienização do estojinho e muitas vezes esquece de trocar a lente no prazo recomendado pelo fabricante. Por conta dessa experiência na minha casa, resolvi fazer um passo a passo da limpeza correta das lentes, afinal nossos olhos merecem cuidados especiais.

1 – Sempre lave bem as mãos com um sabonete neutro, enxágue-as totalmente e seque-as com uma toalha que não solte fiapos, antes de tocar nas lentes.

2 – Retire a lente de contato de um olho e coloque-a na palma de sua mão.

3 – Derrame a solução multipropósito prescrita pelo oftalmologista sobre a lente, cobrindo-a totalmente.

4 – Friccione bem as superfícies interna e externa da lente.

5 – Enxague-a com a solução novamente para eliminar a sujeira.

6 – Coloque a lente de contato no estojinho e cubra-a com a solução.

7 – Feche o estojinho e repita os passos com a lente do outro olho.

8 – Lembre-se de que a lente deve ficar submersa na solução para a desinfecção pelo período determinado pelo fabricante do produto.

9 – Caso você sinta ou apresente algo “diferente” nos olhos, você deve remover suas lentes e entrar em contato com o seu oftalmologista.

10 – Se você não conseguir ou não puder seguir os procedimentos de cuidados recomendados, você não deverá tentar usar lentes de contato.

Leia mais: Vista cansada ou presbiopia? Problema ocular tem tratamento

Quando o usuário deve trocar a lente?

As lentes de contato de uso diário dispensam a necessidade de limpeza. Dessa forma, após a remoção do olho, elas devem ser descartadas. Já aquelas lentes de troca programada precisam ser higienizadas diariamente e devem ser usadas pelo período indicado pelo fabricante ou pelo oftalmologista.

Como regra geral, o prazo de troca recomendado representa o período entre o dia em que você abriu o blister e o dia em que você deve descartá-la, e não o número de dias de uso. Isso quer dizer que, após aberta a embalagem, mesmo os dias em que você não utiliza as lentes de contato são contabilizados.

Crédito de foto: FreeImages

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *