Maternidade tardia: Eliana está grávida aos 43 anos
5 de abril de 2017
Sexo seguro: empresa lança camisinha sabor melão
7 de abril de 2017

Vacina contra a gripe está disponível na rede privada

Você pretende tomar a vacina contra a gripe este ano? Eu sim! Embora eu não faça parte do grupo de risco contemplado pelo SUS (Sistema Único de Saúde), tomo a vacina desde 2013 e nunca mais peguei gripe forte, daquelas que precisamos ficar de cama para nos recuperar, sabe? Por enquanto, a vacina está disponível apenas na rede privada, mas como acontece anualmente o governo vai oferecer gratuitamente para os grupos de risco, que englobam crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.

Leia também: Outono é a estação da rinite alérgica. Saiba como prevenir

Mesmo que você esteja fora do grupo de risco, como é o meu caso, precisa ter em mente que a vacina contra a gripe é a forma mais eficaz de prevenir a doença causada pelo vírus influenza, conforme enfatiza o infectologista Jessé Alves, do Lavoisier Medicina Diagnóstica.

– Muitas pessoas ainda insistem em acreditar que apenas quem está nos grupos de risco (crianças, idosos e gestantes) devem tomar a vacina, mas é um equívoco. Essas pessoas apenas têm mais propensão a complicações do que as outras, mas a vacina pode oferecer proteção a qualquer um queira se prevenir da gripe.

Conheça as mudanças no calendário de vacinação do SUS

Todos os anos a vacina sofre alterações para proteger dos tipos virais que terão maior possibilidade de circular durante a temporada de inverno, de acordo com as cepas recomendadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde). De 2016 para 2017, a única mudança da composição da vacina contra gripe será a cepa do vírus Influenza A (H1N1), os demais permanecerão iguais.

E mais: É hora de vacina os meninos contra o HPV

Na rede pública, a vacina oferecida é a trivalente que contém os seguintes vírus: influenza A (H1N1) subtipo Michigan, influenza A (H3N2) subtipo Hong Kong e influenza B subtipo Brisbane. Na rede privada, está disponível a tetravalente que possui, além dessas três cepas, o vírus influenza B subtipo Phuket. Lembrando que todo ano precisamos renovar a imunização porque a duração da vacina varia de 6 a 12 meses.

Cada Estado costuma definir a data de início da campanha de acordo com o seu calendário, mas o Ministério da Saúde já definiu o dia 6 de maio como o Dia de Mobilização Nacional, mais conhecido como Dia D. Nesta data, postos de saúde de todo o país devem abrir as portas para imunizar a população contra a doença. Serão vacinados apenas os grupos prioritários, ok?

Para tomar a vacina no Lavoisier Medicina Diagnóstica, por exemplo, não é preciso pré-agendamento e a dose custa R$ 115,00.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *