Xuxa e a asma: veja 10 verdades sobre a doença
13 de setembro de 2016
Esfregar a bucha no mamilo prepara o seio para a amamentação?
15 de setembro de 2016

Saxenda: novo remédio para emagrecer chega ao Brasil

Se você luta contra a balança sem sucesso, vai ficar animado com o lançamento de mais uma opção terapêutica que promete tratar a obesidade. Até poucos dias, as únicas duas substâncias aprovadas no País para controlar a doença são a sibutramina e o orlistate. A partir de agora, as pessoas com excesso de peso também poderão usar a liraglutida, comercializada pelo laboratório Novo Nordisk com o nome de Saxenda.

A liraglutida é um análogo do hormônio GLP-1 natural, produzido e secretado pelo intestino após a ingestão de alimentos. Este hormônio ativa áreas específicas no cérebro responsáveis pela regulação do apetite, diminuindo a fome e aumentando os sinais de saciedade.

Semelhante a uma caneta para administração de insulina, o novo medicamento que trata a obesidade é injetável e deve ser aplicado uma vez por dia.

Como toda medicação, o Saxenda tem efeitos colaterais, sendo náuseas, vômito, diarreia e constipação os mais relatados nas pesquisas clínicas. Para minimizar esses inconvenientes e consequentemente a desistência do tratamento, o remédio começa a ser administrado na dosagem mais baixa (0,6 mg) e o paciente vai aumentando a quantidade progressivamente, conforme orientação médica, até chegar na dose recomendada de 3 mg.

Leia também: Alimentação saudável na gravidez previne doenças crônicas no bebê 

E quem é candidato a se tratar com Saxenda? Adultos acima de 18 anos com Índice de Massa Corporal (IMC) a partir de 30 kg/m² (obeso) ou a partir de 27 kg/m² (sobrepeso) na presença de pelo menos uma comorbidade relacionada ao peso, como pré-diabetes ou diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia (excesso de lipídios no sangue) ou apneia obstrutiva do sono.

Apesar de a obesidade ser uma doença crônica que exige tratamento para o resto da vida, o endocrinologista Marcio Mancini, chefe do Grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital das Clínicas, ressaltou que perder de 5% a 10% do excesso de peso reduz significativamente o risco de diabetes tipo 2 e problemas cardiovasculares, assim como melhora o perfil lipídico, a pressão arterial, a apneia do sono, a qualidade de vida e estende a expectativa de vida.

A endocrinologista Cintia Cercato, presidente da Abeso, acrescentou que a obesidade é uma questão de saúde pública e não somente de estética. A médica lembrou ainda que nenhum medicamento faz milagre, por isso é sempre indicado associar dieta saudável e prática de exercício físico para o controle e manutenção do peso.

Saxenda é comercializado em caixa com 3 canetas e o preço varia de R$ 668,22 a R$ 742,94. Segundo o laboratório, cada caneta do medicamento na dose de 3 mg por dia dura seis dias.

Crédito da foto acima: UConn Rudd Center for Food Policy & Obesity

saxenda-1

24 Comentários

  1. Gostei muito das dicas, obrigado por compartilhar esse conteúdo maravilhoso… Deus te abençoe! 🙂

  2. Oiiii, poxa muito obg por estar compartilhando essa dica, eu guardei seu site nos favoritos e vou voltar pra ver mais conteúdo. bjooos

  3. Jane Reis disse:

    Muito bom o seu artigo.

  4. JANETE disse:

    Muito bom o seu artigo

  5. Elizangela disse:

    Uma caixa de saxenda da para qto tempo de uso ? Pois é um medicamento bem caro .

  6. CECILIA disse:

    Mas como posso saber se realmente acabou o líquido da caneta?

  7. Olá, adorei o seu artigo.. Muito bom o conteúdo, já até me registrei pra continuar recebendo seus conteúdos! Aproveita e também dá uma olhadinha no meu, pois tenho informações complementares por lá. Acredito que irá gostar muito! Sucesso.

  8. Simone disse:

    Também gostei do artigo . Gostaria de saber como realmente emagrece? Eu não consigo ter apetite?

    • Olá, Simone! Um dos mecanismos de ação do medicamento é exatamente inibir o apetite, mas para o emagrecimento ser realmente efetivo é fundamental associar hábitos alimentares saudáveis e exercício físico à rotina. Beijos, Fabi Grillo

  9. Marluse disse:

    Eu tenho que fazer este tratamento ater chegar aos 64 quilos e estou com 77 quanto tem vai dura meu tratamento ou seja quantas canetas eu vou precisar usar

    • Olá, Marluse! O remédio vai contribuir para o processo de emagrecimento, mas com certeza o médico vai indicar dieta alimentar e prática de atividade física. Como cada organismo tem um metabolismo, não posso dizer quantas canetas você vai precisar. Sugiro conversar com o médico para que ele possa te ajudar nessa questão. Obrigada pela mensagem, Fabi Grillo

  10. Ana disse:

    Tomei foi ótimo.
    E ele parou de fazer efeito.
    Se eu parar por alguns meses, ele volta a fazer efeito?

    • GISELE disse:

      oi, você perdeu quantos kg? quantas canetas vc utilizou? depois de quantas canetas parou de fazer efeito? obrigada!

      • Olá, Gisele! Eu sou jornalista e responsável pelo blog. Não usei o medicamento, apenas entrevistei os especialistas e contei a novidade da chegada do Saxenda para os meus leitores. Antes de usar, é importante consultar o médico. Abraços, Fabi Grillo

  11. Olá td bem? Amei seu post,seu conteúdo esta muito bom. Vou acompanhar o blog ,Sucesso 🙂

  12. Rita Brenda disse:

    bacana. gostei do artigo. perder peso acho q é questao de paciencia

  13. Eva Teixeira disse:

    Muito bom. Penso que um médico pode ajudar as vezes.

  14. Eu sempre pensei que só medicamentos resolvem de fato mas não é sempre assim. Bom texto.

  15. Interessante. Gostei. Preciso emagrecer urgente pois quero ter filho tenho muita vontade.

  16. María da gloria disse:

    Tenho 60 anos, pressão alta controlada posso tomar seconda?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *