Rinite pode virar sinusite? Veja mitos e verdades
16 de agosto de 2016
Veja as calorias de 7 bebidas alcoólicas
23 de agosto de 2016

10 motivos para você dar mais atenção ao câncer de colo de útero

O câncer de colo do útero é o terceiro mais comum entre as brasileiras e mata 1 mulher a cada 90 minutos no País, ou seja, são 5.000 mortes por ano. O número é assustador e muitos especialistas acreditam que isso é reflexo da falta de conhecimento da população sobre esse tipo de câncer e das ferramentas para prevenir e tratá-lo.  Com a ajuda do oncologista Gustavo Fernandes, presidente da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) e do ginecologista César Eduardo Fernandes, presidente da Febrasgo, selecionei 10 motivos para nós mulheres prestarmos mais atenção nesta doença. Veja!

1 – A infecção por HPV (papilomavírus humano) persistente e não tratada adequadamente é a principal causa do câncer de colo de útero. Lembrando que este vírus é transmitido por meio da relação sexual desprotegida.

2 – Em geral, o câncer começa a partir de 30 anos, aumentando seu risco rapidamente até atingir o pico etário entre 50 e 60 anos.

3 – O papanicolau é a principal estratégia para detectar lesões e fazer o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero. Mulheres que já iniciaram a vida sexual ou estão entre 25 e 64 anos devem realizar o exame a cada um ou dois anos.

4 – Em estágio inicial, geralmente a doença não apresenta sintomas. Por isso, a importância de visitar o ginecologista uma vez por ano e realizar o check-up.

5 – No Brasil, 77% das pacientes com câncer de colo do útero são diagnosticadas com a doença já em fases mais avançadas.

6 – Os sintomas em fases avançadas são: sangramento vaginal anormal, sangramento menstrual mais longo que o habitual, secreção vaginal incomum, com um pouco de sangue, sangramento após a menopausa, sangramento após a relação sexual ou dor durante a relação sexual.

7 – O tratamento do câncer de colo do útero depende do estágio da doença e das condições clínicas de cada paciente, que pode ser medicamento, cirurgia, quimioterapia e/ou radioterapia.

8 – O câncer de colo de útero é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

9 – A doença deve contabilizar 16.340 novos casos em 2016, segundo estimativas do Inca (Instituto Nacional do Câncer).

10 – A vacina contra o HPV é o método mais eficaz de prevenção do câncer de colo de útero.

Já curtiu a página do Saúde sem Neura no Facebook e Instagram? Corre lá!

1 Comentário

  1. […] no programa de vacinação contra o HPV na rede pública. O vírus é o responsável por casos de câncer de colo de útero, vagina, pênis e ânus além das verrugas genitais, e sua transmissão se dá principalmente por […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *