Sustagen lança nova fórmula para adultos com mais de 50 anos
4 de maio de 2017
Hérnia de disco é a principal causa de dor na lombar
10 de maio de 2017

Neste segunda-feira (8) é lembrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Ovário e o Instituto Lado a Lado chama a atenção das mulheres para este tumor ginecológico mais difícil de ser diagnosticado. Como ele costuma ser descoberto já em estágio avançado, tem menor chance de cura, por isso a entidade reforça a importância de conhecer os sintomas para salvar vidas.

Embora pouco frequente, o câncer de ovário tem grande taxa de mortalidade, exatamente por ser diagnosticado tardiamente. Conforme o Inca (Instituto Nacional de Câncer), cerca de 3/4 dos cânceres de ovário são diagnosticados em estágio avançado.

História de vida: “Sou feliz assim”, diz mulher com câncer metastático

Estima-se que sejam diagnosticadas anualmente quase 250 mil mulheres no mundo com câncer de ovário, que é responsável por 140 mil mortes por ano. Segundo as estatísticas, apenas 45% das mulheres com esse tumor têm chance de sobreviver por cinco anos – no caso do câncer de mama, esse índice é de 89%. No Brasil, surgem em média 6 mil novos casos por ano, destaca a presidente do Instituto Lado a Lado, Marlene Oliveira.

– Precisamos olhar para a saúde da mulher como um todo. Cuidar, prevenir e tratar dos tumores ginecológicos: ovário, mama e útero.

Leia também: 7 mitos e verdades sobre o câncer de mama

Para chamar a atenção das brasileiras sobre a doença, mulheres vestidas de camisola com a representação do útero e ovários e de pantufas desfilaram pela Avenida Paulista, entregando folhetos informativos e divulgando dados sobre o câncer de ovário. A ação faz parte da campanha Vencer com Autoestima.

Para saber mais sobre o câncer, o Instituto Lado a Lado pela Vida disponibiliza em seu site, para download gratuito, uma cartilha com informações sobre cuidados, prevenção e tratamento dos tumores ginecológicos.

 

Assista ao vídeo!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *