Febre amarela: sintomas, tratamento e prevenção
24 de janeiro de 2017
Frutos do mar estão entre os alimentos que mais causam alergias
26 de janeiro de 2017

Você lava os cabelos todos os dias? Eu ultimamente lavo, não só por causa do calorão como (e principalmente) porque treino todos os dias – corrida, spinning ou ballet fitness. Volto da academia como se tivesse dado um mergulho na piscina. Mas, e aí, será que estou danificando meus fios de cabelo com este hábito?

Segundo a dermatologista Anna Cecília Andriolo, especialista em tricologia, é melhor lavar o cabelo todos os dias do que ficar com o couro cabeludo oleoso, “desde que a pessoa não durma com os fios molhados”.

– O couro cabeludo precisa estar sempre limpo, pois a oleosidade pode causar queda de cabelo, seborreia e dermatite.

Leia também: 8 dicas para evitar a candidíase no verão

Como no verão costumamos lavar o cabelo todos os dias também por outros motivos, como exposição ao sol, cloro da piscina, sal do mar, vento e outros agentes nocivos aos fios, a dermatologista ressalta a importância de proteger o cabelo dos raios UVA e UVB.

– É necessário usar proteção não só no corpo, mas também nos fios. Hoje, já temos produtos com FPS (fator de proteção solar) para cabelos. Outra opção é usar chapéu ou algum acessório que diminua o contato direto com os raios solares.

A médica também recomenda não esquecer do leave-in, que forma uma película protetora todas as vezes que formos ficar expostos ao sol ou tomar banho de mar ou piscina.

– Esse cuidado de proteger os fios antes ajuda, inclusive, a evitar que cabelos loiros fiquem verdes após o uso de piscinas tratadas com cobre – existente nos fungicidas.

Após mergulhar no mar ou na piscina, a médica orienta enxaguar os fios com água “normal” para retirar o sal e os produtos químicos. Caso o local não possua duchas, tenha sempre à mão uma garrafinha de água para lavar os cabelos. Outra dica é não prender o cabelo enquanto os fios estiverem molhados, pois eles ficam mais frágeis e podemos quebrá-los.

Como estamos cansados de saber, devemos evitar o sol entre 10h e 16h, horário que ele está mais intenso, não só para prevenir manchas e câncer de pele, como também proteger nossos fios de cabelo, explica a dermatologista.

– O sol em excesso pode causar microinflamação no couro cabeludo, podendo desencadear queda de cabelo, chamada eflúvio telógeno. O problema costuma aparecer cerca de 30 dias após o banho de sol.

Outra dica importante é apostar em produtos específicos para o verão (xampu, condicionador e máscara) para higienizar os fios. O último passo é fazer hidratação com frequência nos cabelos. Se possível, uma vez por semana, indica Anna Cecília.

– Todos os cabelos devem ser hidratados, com destaque para os ruivos, que são os mais sensíveis, e os loiros. Esses devem ser tratados com uma frequência ainda maior.

Crédito de foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *