Quantas vezes você gostaria de fazer sexo por semana?
25 de novembro de 2016
10 curiosidades sobre as câimbras
29 de novembro de 2016

O ressecamento vaginal (ou secura vaginal) costuma ser notado pelas mulheres no momento das relações sexuais, quando falta lubrificação e o ato torna-se difícil e doloroso. Mas, você sabe dizer as causas da ausência ou baixa lubrificação da vagina? Quem responde é o ginecologista Ricardo Bruno, da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de Rio de Janeiro.

Segundo o médico, geralmente o ressecamento vaginal ocorre durante o pós-parto, a amamentação e a menopausa, quando o organismo reduz naturalmente a produção de estrogênio.

– No pós-parto essa diminuição acontece porque há o aumento na produção de prolactina [hormônio da produção do leite]. Assim, o organismo bloqueia boa parte da produção dos estrogênios para se concentrar na produção da prolactina.

Leia também: Fortalecer o assoalho pélvico melhora a vida sexual

O médico acrescentou que as mulheres que acabaram de ser mães costumam perceber o ressecamento após 30 dias do parto, porém “as queixas são menores do que as das mulheres na menopausa”.

Na menopausa, há uma diminuição no estímulo para fabricação dos estrogênios, em comparação ao período da puberdade. O ressecamento vaginal pode começar na pré-menopausa e vai aumentando até alcançar seu ápice na pós-menopausa, período em que o nível de ressecamento é 47% maior em relação ao climatério (transição em que a menstruação fica mais espaçada até parar de vez).

– Há muitas queixas das mulheres, na fase do climatério, de dores durante a relação sexual, ardência após o término e outros sintomas como coceira e dificuldade para urinar.

Outra razão para ocorrer o ressecamento vaginal é o tratamento do câncer. Tanto a radioterapia quanto a quimioterapia podem causar a diminuição da produção de hormônio feminino responsável pela lubrificação vaginal.

Para aliviar os sintomas de dor e ardência durante a relação sexual, muitas mulheres utilizam lubrificantes vaginais. Segundo Bruno, quando o lubrificante utilizado não é à base de água e sim de petróleo e óleo, o ressecamento vaginal pode se agravar após a relação sexual. Por isso, é preciso ficar atenta à composição do produto e sempre conversar com o médico.

– O benefício do uso do hidratante vaginal é uma região íntima mais lubrificada, protegida de bactérias externas e pronta para relações sexuais prazerosas.

Crédito de foto: FreeImages

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *