Conheça as causas do ressecamento vaginal
28 de novembro de 2016
O que você sabe sobre a Aids?
1 de dezembro de 2016

10 curiosidades sobre as câimbras

Provavelmente, você já sentiu em algum momento da vida aquelas dolorosas e inesperadas contrações musculares involuntárias conhecidas como câimbras. Segundo o anestesista Eduardo Rauen, da SBDE (Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor) e da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), pelo menos 95% das pessoas vai experimentar esta sensação algum dia na vida. Então, que tal entender melhor suas causas e o que podemos fazer para evitar as câimbras? Será que consumir banana ajuda? Confira a seguir.

1 – A causa mais comum das câimbras é o excesso de atividades físicas sem o devido descanso muscular, além da desidratação do músculo.

2 – Outra causa comum de câimbras é a falta de magnésio e cálcio no organismo, ou seja, mais um bom motivo para você manter a alimentação sempre balanceada.

3 – O uso de medicamentos, como diuréticos, anti-hipertensivos e para o controle do colesterol também está associado às causas de câimbras.

4 – A câimbra pode acontecer em todas as idades, principalmente à noite, mas elas se tornam mais comum a partir dos 50 anos, quando aumenta a fadiga muscular e o uso de medicamentos que impulsionam a frequência da dor.

5 – Como formas de prevenção, o primeiro passo é manter a hidratação em dia.

6 – Para quem não pratica atividade física, é importante fazer alongamento antes de dormir para evitar as câimbras.

7 – O consumo de bananas é indicado para prevenir câimbras, mas não pelo potássio, como é dito popularmente. O fato é que a banana tem glicose, que ajuda na nutrição dos músculos e, consequentemente, combate os episódios dolorosos.

8 – No momento específico da dor, tente fazer um alongamento no local com o movimento contrário ao da contração.

9 – Outra dica que funciona é fazer uma compressa morna, de água quente, e uma massagem suave no local da contração, que contribui para o relaxamento do músculo.

10 – Mulheres grávidas podem apresentar mais câimbras devido ao ganho de peso que força músculos até então não muito utilizados por elas.

Crédito de foto: FreeImages

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *