Campanha #VamosDecidirJuntos quebra mitos do uso de contraceptivos
27 de março de 2017
Maternidade tardia: Eliana está grávida aos 43 anos
5 de abril de 2017

É verdade que as mulheres que usam coletor menstrual ainda são minoria, mas o fato é que este copinho de silicone utilizado durante o período menstrual pode ser uma excelente alternativa para quem já teve alergia a outros tipos de absorventes. Admito que eu nunca tive vontade de experimentar, mas guardei com carinho o Violeta Cup que ganhei recentemente e prometo que quando usá-lo conto aqui.

Bom, o coletor menstrual é um dispositivo em formato de copo confeccionado com silicone cirúrgico e hipoalergênico que tem como função coletar o sangue da menstruação. O produto possui baixo risco de infecções e alergias e, quando bem colocado, as chances de vazamento são quase nulas. Mas, é claro que isso depende do fluxo de cada mulher. Até com absorvente externo ou interno podemos nos deparar com imprevistos.

Leia também: 7 erros que as mulheres cometem ao fazer a higiene íntima

O grande diferencial do tal copinho é que ele, além de econômico, é ecologicamente correto, já que é um produto reutilizável. Lavou e pronto! Outra vantagem seria a higiene, já que aquele odor desagradável da menstruação causado pelo contato do sangue com o algodão e o ar é inexistente.

Se você nunca tinha ouvido falar em coletor menstrual, saiba que isso não é nenhuma novidade. Ele foi criado e patenteado em 1937 por Leona Chalmers, na época com material feito de borracha. Na Europa e nos Estados Unidos é uma realidade crescente já há alguns anos. No Brasil, entretanto, vem ganhando visibilidade entre as mulheres por conta dos inúmeros benefícios que citei acima.

Corrimento: veja se o seu tipo de secreção é normal 

É possível utilizar o coletor menstrual durante a noite, aliás você pode ficar com ele mais tempo do que ficaria com um absorvente comum. Além disso, a higienização pode ser feita durante o banho com sabonete neutro e água. E lembram que eu falei que ele é reutilizável? Pois então, ele pode durar até 10 anos, quando respeitado os cuidados adequados de limpeza e armazenamento.

Embora as mulheres ainda tenham medo de se tocarem devido à falta de conhecimento do próprio corpo, a ginecologista Silvia Maria El Faro acredita que o copinho pode contribuir para uma mudança de postura.

– Indico para as minhas pacientes para que tenham autoconhecimento corpóreo e que pensem em preservação da natureza. Além da consciência ecológica, é um método seguro e higiênico, com alta durabilidade. O custo baixo também serve de motivação para o uso.

O Violeta Cup pode ser comprado pela internet na loja online www.violetacup.com.br/loja ou em farmácias, revendedores e lojas de departamento feminino de todo Brasil. O valor médio é de R$ 39,99.

Conte para a gente sua experiência com o produto!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *