Você cuida bem dos seus dentes? Faça o teste e descubra
21 de novembro de 2016
Dermatologista ensina como driblar a caspa
23 de novembro de 2016

As adenoides, também chamadas popularmente de carne esponjosa, são órgãos que fazem parte do nosso sistema imunológico e produzem anticorpos. Elas se localizam atrás da cavidade nasal e acima do céu da boca. Para esclarecer alguns mitos que provavelmente algum dia na vida você já ouviu, convidamos a otorrinolaringologista Maura Neves, da Clinica MedPrimus. Confira!

 

  1. Adenoide é uma doença.

MITO. A adenoide não é o nome de uma doença. Ela é um conglomerado de tecido linfoide (defesa) que quando aumentadas e/ou inflamadas, podem causar dor e dificultar a respiração. O nome da doença é adenoidite.

 

 

  1. Nem todo mundo tem adenoide.

MITO. Todos temos esse tecido na infância. Ele regride espontaneamente durante o crescimento.  Algumas vezes, a adenoide cresce muito rápido na infância e causa problemas respiratórios, como nariz tampado e roncos. No entanto, na adolescência normalmente ela já regrediu. Quando isso não acontece, a respiração pode ficar comprometida .

 

  1. Adenoide pode causar infecções somente no nariz.

MITO. A adenoide aumentada pode não só comprometer a respiração como também causar otites ( infecções de ouvido). Os sintomas da adenoidite são semelhantes aos da sinusite, com secreção nasal , nariz tampado e febre. Junto com as amígdalas e os linfonodos (gânglios), as adenoides constituem o anel linfático de waldayer.

 

  1. Adenoide aumentada pode causar problemas de audição.

VERDADE. A adenoide está posicionada ao lado das tubas auditivas, então essa proximidade facilita a obstrução da drenagem de secreções do ouvido e infeções nessa região. Além disso, apenas a retenção de secreção no ouvido já provoca alteração da audição. Isso ocorre com mais frequência nas crianças e pode até atrapalhar o desenvolvimento da linguagem.

 

  1. Adenoide aumentada sempre precisa ser operada.

MITO. A cirurgia para a adenoide é indicada em casos de obstrução ( quando a respiração fica comprometida) ou quando ocorrem infecções de repetição, como adenoidites e otites. Portanto, a indicação depende do quadro clínico do paciente.

 

  1. Alergia piora a adenoide.

VERDADE. Pessoas com rinite alérgica possuem um fator inflamatório aumentado, provocando o aumento da adenoide reativo. Assim, podemos dizer que essas pessoas têm dois fatores para causar obstrução nasal: a rinite e a adenoide.

 

  1. Remover as amígdalas e adenoides pode causar danos a imunidade.

MITO. O sistema imunológico do organismo esta situado em vários locais. Ao remover uma parte dele, o restante assume totalmente a defesa do corpo. Outro ponto importante é considerar que a cirurgia só será indicada em pessoas nas quais a adenoide esteja causando problemas ( obstrução e/ou infecção). Dessa maneira, só há benefício ao organismo e não maleficio.

Leia também: Até quando o bebê pode usar a mamadeira?

Crédito de foto: FreeImages

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *