Durante a menstruação há risco de gravidez?
4 de novembro de 2016
Consumir peixes e frutas pode prevenir o câncer colorretal
11 de novembro de 2016

Uso excessivo de fone de ouvido pode causar surdez

Hoje é Dia Nacional de Combate à Surdez e quem acha que os problemas auditivos estão restritos exclusivamente a terceira idade, se engana. De acordo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a perda auditiva atinge cerca de 360 milhões de pessoas independentemente da idade.

Em um mundo barulhento e em um contexto de hiperconectividade, principalmente nos grandes centros urbanos e a partir de dispositivos móveis, como smartphones e tablets (levanta a mão quem é capaz de viver sem eles?), o índice de perda auditiva aumenta gradativamente, sobretudo entre adolescentes e jovens.

Você sabia que o uso excessivo do fone de ouvido pode causar sérios problemas de saúde, levando, inclusive, a perda irreversível da audição? Com o objetivo de alertar a população sobre os perigos de usar o aparelho com o volume alto, o Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia criou a campanha Baixe o Volume e Ouça Bem Sempre.

Calma! É claro que você não precisa ficar na neura e jogar todos os fones de ouvido no lixo agora. O mais importante é saber que o volume alto no ouvido leva a gradual, cumulativa e até irreversível perda auditiva. Por isso, ao primeiro sinal de surdez, procure imediatamente o fonoaudiólogo.

Anote as 3 dicas e coloque-as em prática agora!

– Baixe o volume do fone até ouvir os sons do ambiente.

– Retire seus fones por 15 minutos a cada 45 minutos de uso.

– Limpe seus fones sempre e evite compartilhar com os colegas.

cartaz

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *