Argila ou cúrcuma previnem o aparecimento de cárie?
10 de janeiro de 2017
10 dicas para você driblar a vontade de comer sem ter fome
12 de janeiro de 2017

Ao longo da vida, o tempo vai passando e uma série de coisas vão se transformando, tanto em nosso corpo e mente, quanto no mundo em nossa volta.

Em meio a essas transformações, uma etapa delicada vale a pena ser discutida a fundo, a menopausa e seus efeitos na vida da mulher, entenda hoje essa intensa relação.

O que é a menopausa?

A menopausa costuma aparecer em torno dos 45 a 55 anos. Essa etapa é conhecida como uma fase de transição entre a fase fértil e a infértil feminina.

Logo, quando uma mulher completa 12 meses completos sem menstruar, a mulher passa pela menopausa. Com isso não é mais possível engravidar de forma natural.

É fundamental entender que existem diferentes fases da menopausa, tais como a pré-menopausa e o climatério,

Por que a menopausa acontece?

Seria ótimo se a menopausa viesse e não causasse incômodos na vida das mulheres. Esses incômodos ocorrem graças aos hormônios femininos, que entram em queda durante a meia-idade da mulher.

A queda de estrogênio e de outros hormônios femininos acaba afetando várias funções do corpo da mulher. Com isso, alguns sintomas tendem a se manifestar:

Sintomas da menopausa

Ondas de calor

Popularmente conhecidos como calorão ou fogachos, eles geralmente afetam o tórax e o rosto, causando vermelhidão e sudorese, podendo também se espalhar ao longo do corpo. As ondas de calor também causar estresse, tonturas e palpitações.

Entre a menopausa e seus efeitos, as ondas de calor são as mais frequentes entre as mulheres. Estima-se que 75% sentem ou já sentiram o calor da menopausa.

Insônia

Grande parte dos calorões que acometem as mulheres surgem durante a noite. Esse tipo de reação é conhecido como suores noturnos. Esses suores noturnos são os principais causadores da insônia durante esse período e podem aparecer em momentos antes de dormir e até no próprio sono.

Falta de libido

A sexualidade é algo fundamental na vida de qualquer pessoa. E um dos problemas do sexo na meia-idade é a própria queda hormonal feminina, que interfere no revestimento da mucosa da vagina deixando-a mais fina, menos elástica e menos lubrificada, provocando assim a secura vaginal.

Tudo isso pode causar desconforto no ato sexual, sem falar na falta de interesse provocada pela falta de estrogênio, resultando assim na falta de desejo sexual (falta de libido).

Mudanças de humor e irritabilidade

Com os níveis hormonais desregulados, os níveis de neurotransmissores também são afetados. Na prática, isso pode alterar alguns sentidos da mulher e atrapalhar e muito na sua qualidade de vida e bem-estar.

Além disso, essas mudanças de humor somados com todos os outros sintomas da menopausa podem contribuir para o desenvolvimento de quadros de depressão. Logo, é fundamental levar a menopausa a sério e buscar formas de tratamento.

Tratamento para menopausa

Terapia de reposição hormonal

A TRH utiliza hormônios artificiais para recompensar a carência hormonal que ocorre durante a menopausa.

O problema desse tratamento são as contraindicações e os efeitos colaterais que tal exposição com hormônios feitos em laboratório podem causar. Segundo estudos da Women’s Health Initiative e do New England Journal of Medicine, a terapia de reposição hormonal pode causar dores de cabeça, náuseas, ganho de peso, pressão alta e até quadros graves como AVC (derrame) e câncer de mama e útero.

Tratamento natural para menopausa

Hábitos saudáveis são fundamentais para obter qualidade de vida na menopausa, tanto na parte de alimentação quanto na parte de atividades físicas.

Porém, em muitos casos a mulher tem uma rotina saudável, mas ainda sim sofrem com os incômodos da menopausa. E para isso, existem os suplementos alimentares. Esses produtos costumam conter em soja, vegetal que tem um efeito bem parecido com o estrogênio no organismo feminino, incentivando assim a produção natural de hormônios e amenizando os sintomas da menopausa.

Uma opção dentre essa categoria de suplementos alimentares para mulher chama-se Active Woman Plus. Esse produto é rico em soja e possui também outros componentes que ajudam no equilíbrio feminino, como a prímula, a linhaça, o ômega 3 e o ômega 6.

Levar uma vida com equilíbrio e bem-estar durante a menopausa é possível sim! Faça parte desse grupo de mulheres ativas que não permitiram que os incômodos da menopausa atrapalhassem os seus sonhos e objetivos.

Alguma dúvida surgiu ao longo do caminho? Comente abaixo qual foi ela. Deixe a sua opinião também, ela é muito importante para nós.

 

2 Comentários

  1. Daniela Dib disse:

    Excelente dicas sobre menopausa, acredito que com seus conselhos a vida ficará mais fácil nesse período que todos nós mulheres enfrentaremos. Obrigada por compartilhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *