Exercício físico previne osteoporose? Veja 5 mitos da doença
10 de março de 2017
Incontinência urinária é mais comum em gestantes e mulheres após a menopausa
14 de março de 2017

Não é de hoje que os produtos que contém colágeno caíram no gosto das brasileiras. Se você é da minha faixa etária (30+), provavelmente já consumiu (ou viu nas prateleiras) algum suplemento, bebida, cápsulas e até balas com a tal substância “milagrosa”. Mas, afinal, o colágeno é realmente eficiente para deixar a pele mais firme e bonita? Quem vai responder a minha dúvida (e tenho certeza de que de muitas mulheres também) é a dermatologista Luciano Morgado.

O colágeno é uma proteína que o nosso próprio corpo produz e corresponde a até 30% das proteínas do organismo. Entre os locais do nosso corpo com maior concentração de colágeno estão os músculos, ossos, pele, vasos sanguíneos e sistema digestivo. No caso específico da pele, o colágeno é responsável pela elasticidade e maior resistência.

Leia também: Qual é a hora certa de investir no botox?

A médica ensina que o primeiro passo para manter a produção constante dessas moléculas é priorizar uma alimentação adequada e hábitos de vida saudáveis desde cedo, já que “estresse, falta de nutrientes e deficiência de vitamina C podem resultar em defeitos na síntese do colágeno”.

De acordo com ela, a produção de colágeno ocorre com maior eficiência até os 30 anos de idade. Após essa faixa etária, por conta do desenvolvimento do envelhecimento, a produção de colágeno fica mais restrita. Dessa forma, torna-se importante repor a proteína no corpo.

– A produção de colágeno diminui gradativamente, com variações individuais, resultando em acentuação das rugas e dos sulcos e também em fragilidade articular e óssea. Estima-se que a partir dos 50 anos apenas 35% do colágeno necessário para os órgãos de sustentação é produzido pelo organismo.

Dessa forma, Luciana destaca que a deficiência de colágeno pode resultar em uma pele mais frouxa e flácida, com acentuação das rugas e sulcos da pele. Então, a saída é consultar o dermatologista para saber de que forma você pode repor a falta de colágeno.

– Por via oral, os mais utilizados são os colágenos hidrolisados, de mais fácil absorção. Esses produtos podem ajudar no tratamento de flacidez e rugas na pele. Todavia, é importante frisar que isolados não fazem milagre, devendo ser usados em conjunto com outros métodos terapêuticos antirrugas e antienvelhecimento e que são mais um item que pode contribuir para a melhora da pele.

 

1 Comentário

  1. Que beleza. É disso que eu gosto nesse site, é direto ao ponto, você pesquisa e já encontra o que procura de cara, informação de sobra aqui!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *