Até qual fase da gestação a mulher pode dirigir?
16 de novembro de 2016
10 verdades sobre a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
18 de novembro de 2016

Exame de toque dura poucos segundos e não doi

Hoje é Dia Mundial do Combate ao Câncer de próstata, então quero deixar mais um recadinho para todos os homens acima dos 50 anos. Vocês sabiam que machismo, vergonha e preconceito podem atrasar o diagnóstico do câncer de próstata e, consequentemente, as chances de cura?

O exame de toque retal associado a dosagem do PSA no sangue são os únicos recursos disponíveis para detectar o câncer. O urologista Marcos Freire, do Hospital Moriah, enfatizou que é necessário fazer os dois exames juntos, porque “eles se complementam e só assim o médico consegue verificar as características da próstata”. De forma isolada, eles não trazem resultados concretos.

Sobre o exame de toque, que é o mais temido pelo público masculino, tenho uma excelente notícia. O urologista Ricardo Vita, também do Hospital Moriah, garantiu que ele não dura mais do que 15 segundos, é simples, barato e indolor.

— A única situação que o exame de toque vai doer é quando o homem está com um quadro infeccioso chamado prostatite aguda.

Então, já que não existe nenhuma outra ferramenta capaz de substituir o diagnóstico do câncer de próstata, a solução é respirar fundo e enfrentar o urologista. É só uma vez por ano (a partir dos 50) e não vai doer. Lembre-se de que 15 segundos podem salvar a sua vida! Então, o que você está esperando?

Crédito de foto: FreeImages

image005-1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *