10 curiosidades sobre as câimbras
29 de novembro de 2016
Novo protetor solar para homens chega ao mercado
2 de dezembro de 2016

Hoje é lembrado o Dia Internacional da Luta contra a Aids para despertar na população mundial a importância de prevenir e realizar o teste de HIV. Você já fez este exame alguma vez na vida? No Brasil, a doença tem crescido entre os jovens que desconhecem os efeitos devastadores da doença. 

Uma pesquisa do Ministério da Saúde apontou um contraste entre o conhecimento e prática quando o assunto é prevenção da Aids. O levantamento com 12 mil pessoas mostrou que 94% dos brasileiros sabem que a camisinha é a melhor forma de prevenir doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids. Entretanto, 45% dos entrevistados assumem não terem usado preservativos nas relações sexuais casuais nos últimos 12 meses. E você, faz parte deste grupo?

Por ano, 12 mil brasileiros morrem por consequências da doença. O grupo que mais preocupa é o de jovens entre 15 e 24 anos, faixa etária em que o número de pessoas diagnosticadas com a doença tem aumentado. Em sete anos, o crescimento foi de 40%. Um dos argumentos para esse crescimento é o aumento no número de parceiros, um grau menor de proteção e desconhecimento dos reais perigos da doença, destaca a infectologista Lilian Mitiko Ouki, da rede Dr. Consulta.

– Os mais jovens não viram o efeito devastador da doença em personalidades ou em pessoas próximas. É uma geração que iniciou a vida sexual sabendo que existe a possibilidade de tratamento, que, inclusive, é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), gratuitamente. Porém, estes jovens desconhecem os efeitos adversos da terapia antirretroviral. O fundamental mesmo é praticar a prevenção.

Crédito de foto: FreeImages

a-aids-no-mundo-ao-longo-dos-anos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *