Qual é a diferença do sabonete íntimo e a versão em barra?
4 de outubro de 2016
Ficar sentado na privada favorece o surgimento da hemorroida?
18 de outubro de 2016

10 informações importantes sobre o câncer de mama

Gente, sei que não devemos falar de câncer de mama apenas em Outubro, mas já que o mundo está cor-de-rosa para chamar a atenção do principal tumor que atinge as mulheres, eu também quero fazer a minha parte, certo? Como jornalista especializada na área da Saúde, acredito que informação é o primeiro passo para a gente desconfiar de que algo não está bem com o nosso corpo e procurar ajuda o mais rápido possível. Ah, e não pense que o câncer de mama só aparece em mulheres acima dos 50 anos. A doença (infelizmente) está dando as caras em mulheres mais jovens.

Recentemente, participei de um bate-papo com o oncologista Rafael Kaliks, do Hospital Israelita Albert Einstein, a presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz e o diretor médico da Pfizer, Eurico Correia, e reuni 10 informações importantes que vão acender a luz amarela para o câncer de mama. Confira!

  1. Câncer de mama não é necessariamente uma doença hereditária. Pelo contrário, 85% dos cânceres não têm predisposição genética, segundo os especialistas.
  2. Diagnosticar o câncer de mama em estágio inicial aumenta a sua chance de cura. O câncer de mama progride para metástase em cerca de 30% dos casos.
  3. O excesso de peso, principalmente após a menopausa, aumenta o risco de câncer de mama. Por isso, é essencial adotar hábitos de vida saudáveis.
  4. Quanto maior o período de amamentação, menor o risco de a mulher desenvolver câncer de mama.
  5. Consumo frequente de bebidas alcoólicas aumenta o risco de câncer de mama, porque o álcool interfere nos níveis de estrógeno.
  6. Mulheres sem filhos ou que engravidaram após os 35 anos têm mais risco de apresentarem câncer de mama.
  7. Mulheres com parentes de primeiro grau diagnosticados com câncer de mama antes dos 50 anos, que tiveram câncer nas duas mamas ou no ovário correm mais risco de também apresentarem a doença. No entanto, vale destacar que apenas 5% a 10% dos tumores estão ligados a fatores genéticos.
  8. A mamografia é o principal exame capaz de identificar qualquer alteração nas mamas ainda em fase inicial.
  9. O câncer de mama metastático é o estágio mais avançado do tumor, favorecendo a ampliação da doença para outras partes do corpo, especialmente ossos, pulmões e fígado.
  10. Mesmo em estágio avançado, já existem medicamentos com efeitos colaterais mais brandos capazes de controlar a doença por vários anos, preservando a qualidade de vidada paciente. Por isso, deixe o medo de lado e procure o médico se desconfiar que você pode ser uma das vítimas do câncer de mama.

Leia também: 10 motivos para você dar mais atenção ao câncer de colo de útero

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *