Mamografia detecta o câncer de mama em estágio inicial
4 de outubro de 2016
10 informações importantes sobre o câncer de mama
17 de outubro de 2016

Qual é a diferença do sabonete íntimo e a versão em barra?

Você sabe qual é a diferença entre os sabonetes líquido íntimo, em barra comum e bactericida? A resposta é simples. A formulação do sabonete em barra ou bactericida pode ressecar a vagina e facilitar a proliferação de bactérias, causando coceiras, corrimentos e infecções. E sabe por quê?

Segundo o ginecologista Paulo César Giraldo, professor da Unicamp e vice-presidente da Comissão de Doenças Infectocontagiosas da Febrasgo, a versão em barra contém substâncias que deixa o sabonete alcalino, o que pode alterar o pH da vagina — grau de acidez que impede a ação de bactérias — que deve variar entre 3,8 a 4,5.

– O pH da vagina é ácido, por isso precisa de um sabonete específico para a região e com a mesma acidez. Como os sabonetes em barra ou bactericidas têm o pH alcalino, eles são contraindicados para a higiene íntima.

Tire suas dúvidas sobre cirurgia plástica íntima

Além do sabonete em barra, outros fatores podem alterar essa proteção, como estresse, baixa resistência, má alimentação, gravidez, menstruação (principalmente prolongada), relação sexual, alterações hormonais e menopausa.

Uma dica na hora de escolher entre tantas opções nas gôndolas dos supermercados e farmácias é verificar se a formulação da versão líquida contém ácido lático, o que garante a manutenção do pH ácido.

Giraldo explicou que a água corrente remove apenas 60% da “sujeira” e os outros 40% dependem do sabonete. Além de usar o produto correto, Giraldo ressaltou que a falta ou excesso de higiene pode prejudicar as áreas genitais de mulheres e homens. Por isso, como tudo na vida, o segredo é ter equilíbrio!

O médico também fez questão de lembrar que higiene íntima não serve para tratar doença, mas “atua na prevenção de infecções e promove bem-estar e conforto para a mulher”.

— Metade dos casos de mau odor, coceiras, fissuras e corrimentos é decorrente de falta de higiene e pode ser solucionado apenas com o uso diário de um sabonete específico para essa região tão delicada e sensível.

Embora o custo do sabonete íntimo seja mais elevado que o sabonete comum, lembre-se de que uma pequena quantidade já é suficiente para fazer a higiene da genital.

Entendeu a diferença dos sabonetes? Então, faça a escolha certa na prateleira da farmácia ou do supermercado.

Leia também: Qual é a hora certa para investir no botox?

2 Comentários

  1. libid gel disse:

    Esse site é muito bom mesmo de muita qualidade. Abraço e sucesso

  2. Bom dia tudo bem? 🙂
    Amei seu conteúdo,muito bom mesmo!
    Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *